O Que Estudar Para a Prova de Matemática do Enem 2021?

Se você está se preparando para as provas do Enem 2021, certamente deve saber que o exame está previsto para os dias 21 e 28 de novembro de 2021. Desta maneira, conforme a data se aproxima, é normal que os alunos tenham dúvidas em relação ao conteúdo que deve ser estudado, uma vez que há uma grande variedade de assuntos, especialmente na matemática. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas para você se preparar melhor para a prova de matemática do Enem 2021, assim como apresentaremos alguns dos temas que mais caem nesta área do Exame Nacional do Ensino Médio.

Temas que são frequentes no Enem

Devido a elevada quantidade de conteúdos cobrados, muitas vezes alguns temas aparecem com menor ou maior frequência, e os alunos podem utilizar estas informações para definir as prioridades de estudos. Perceba que, mesmo definindo estas prioridades, é extremamente importante que você estude todos os conteúdos possíveis, uma vez que não há como prevermos com exatidão se um tema será cobrado ou não. Apesar disso, alguns temas são recorrentes nas provas do Enem, e vamos destacá-los a seguir:

  • Grandezas proporcionais: Neste grupo, vamos incluir um dos temas que são mais importantes para as provas do Enem, que são a regra de três simples, muito cobrada em todas as provas de matemática, e também a regra de três composta. Além disso, podemos incluir nesta categoria as questões que envolvem porcentagem, que também estão presentes na grande maioria das provas do Enem. Como este grupo possui dois temas que são muito cobrados nas provas, é importante dedicar parte de sua atenção para o conteúdo.
  • Geometria: Também importantíssima para a prova de matemática do Enem, a geometria costuma apresentar questões envolvendo áreas de figuras, e até mesmo a comparação entre figuras diferentes. Além disso, também aparecem no exame alguns sólidos geométricos (especialmente pirâmides). Nos últimos anos, questões envolvendo ângulos também integraram as provas do Enem.
  • Funções: As funções também são importantíssimas para o estudo desta área do conhecimento e, assim como os outros temas citados acima, podem aparecer até mesmo em outras áreas do conhecimento (principalmente na física). Sendo assim, é importante que você compreenda gráficos e domine as funções do primeiro e segundo grau, que também aparecem com frequência na prova.

Dicas para a sua preparação

Compreendidos os temas mais cobrados no exame, é importante que você utilize as dicas a seguir com sabedoria, uma vez que isso fará total diferença no seu desempenho. Vejamos as principais sugestões:

  • Treine a leitura e interpretação de texto: Mesmo se tratando de uma prova de matemática, a leitura e interpretação de textos é essencial para um bom resultado no Enem. Você já deve saber que as questões são acompanhadas de textos, e você deve interpretá-los da forma correta para solucionar o problema. Portanto, treine sempre a interpretação de textos, visto que isso fará muita diferença na solução do problema.
  • Faça exercícios: Outra dica que parece simples, mas é muito importante, é o treinamento de exercícios. O Enem é aplicado há anos, e temos pelo menos duas provas por edição. Portanto, você poderá utilizar estes problemas para se acostumar com a formulação e dificuldade dos problemas.
  • Estude o máximo possível: Por fim, estude! Não há como obter os resultados sem esforços, e quanto mais você estudar, melhor serão as chances de um bom resultado!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!