O Que Levar Nos Dias de Provas do Enem 2021?

Na última semana que antecede o primeiro dia de provas do Enem 2021, os alunos estão finalizando os últimos detalhes na preparação para este exame, que é o mais importante do país e porta de entrada para grande parte das universidades públicas e privadas do Brasil. Nesta etapa de preparação, é importante que os alunos já separem o que será levado nos dias de provas, para garantir que tudo esteja devidamente separado e que não haverá nenhum tipo de imprevisto. Sendo assim, vamos apresentar a seguir o que você deve levar nos dias de provas do Enem, assim como o que é recomendado levar para fazer as provas.

O que levar nos dias de provas do Enem 2021?

Para os dias de provas do Enem 2021, é indispensável que o aluno tenha três itens, que são: documento de identificação com foto, caneta esferográfica na cor preta feita em material transparente e uma máscara de proteção contra a COVID-19. O documento com foto, como esperado, é utilizado para realizar a identificação do candidato, sendo aceitos os seguintes documentos:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Passaporte;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para Estrangeiros;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes, que possuam validade como documento de identidade.

Além disso, você não pode esquecer de levar uma caneta esferográfica na cor preta fabricada em material transparente. É necessário que a cor da caneta seja preta, uma vez que gabaritos e redações preenchidos em outra cor não serão aceitos. O material transparente é necessário para evitar qualquer tipo de fraude durante o exame. Esteja atento a esses detalhes, para não passar por nenhuma situação incômoda durante a prova.

Em função da pandemia da COVID-19, são necessárias medidas para diminuir a contaminação, especialmente em locais fechados. Desta maneira, na edição de 2021 do Enem, o uso de máscaras será obrigatório novamente! Não deixe de levar e utilizar a máscara da forma correta, garantindo uma maior segurança para você e para os demais candidatos!

O que é recomendado levar nas provas do Enem 2021?

Depois de entendermos os três itens mandatórios para as provas do Enem, é importante conhecermos também alguns itens que podem ser levados, auxiliando os candidatos durante o período de provas. O cartão de confirmação é um dos itens aconselháveis, uma vez que o ajudará a comprovar a sua participação no exame, assim como o local de realização das provas.

Além disso, para candidatos que já trabalham e irão participar do Enem 2021, a declaração de comparecimento pode ser acessada na Página do Participante, e será preenchida pelo aplicador responsável pela sala do candidato. Este documento possui validade como licença para o trabalho.

Ainda, é recomendado que você leve um repositório com álcool em gel, para realizar a higienização das mãos durante o Enem 2021 (Vale ressaltar que também será disponibilizado álcool em gel nos locais de prova). Por fim, leve também uma garrafa com água e um lanche leve, uma vez que a prova é extensa e você sentirá sede ou fome durante a realização do Exame.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/