Numa turma de 8º ano, nesta semana, eu trabalhei a função sintática de complemento nominal e, ao dar exemplos de substantivos abstratos e de adjetivos (duas das classes de palavras que podem precisar do tal complemento) surgiu essa dúvida: S ou Z?
Então vamos lá: há alguns substantivos abstratos relacionados a adjetivos. Pensemos assim: se alguém apresenta uma característica (adjetivo), essa pessoa tem uma ‘coisa’ (substantivo abstrato) ligada à característica. Vejamos alguns exemplos:
- Quem é belo (adjetivo) apresenta beleza (substantivo abstrato)
- Quem é rápido (adjetivo) apresenta rapidez (substantivo abstrato)
- Quem é esperto (adjetivo) apresenta esperteza (substantivo abstrato)
- Quem é estúpido (adjetivo) apresenta estupidez (substantivo abstrato)
- Quem é avaro (adjetivo) apresenta avareza (substantivo abstrato)
Nesses casos, o substantivo abstrato é derivado de adjetivo pelo acréscimo de sufixo o qual será grafado com Z, tanto nos substantivos masculinos (em -ez) como nos femininos (em -eza).
Não se deve confundir com o sufixo formador de adjetivos pátrios, esses sim escritos com ‘s’, com acento no masculino, sem acento no feminino:
- Originário de Portugal – português / portuguesa
- Originário da França – francês / francesa
- Originário da Inglaterra – inglês / inglesa
- Originário da Irlanda – irlandês / irlandesa
- Originário da Noruega– norueguês / norueguesa
No caso de adjetivos derivados do substantivo abstrato pelo acréscimo de sufixo, indicando a característica de quem apresenta/porta aquela ‘coisa’ denominada pelo substantivo, teremos o sufixo -oso, o qual será grafado com S, tanto no masculino (em -oso) ou femininos (em -osa). Vejamos alguns casos:
- O que tem sabor (substantivo abstrato) é saboroso (adjetivo)
- O que tem gosto (substantivo abstrato) é gostoso (adjetivo)
- O que tem fama (substantivo abstrato) é famoso (adjetivo)
- O que dá honra (substantivo abstrato) é honroso (adjetivo)
- O que tem curiosidade (substantivo abstrato) é curioso (adjetivo)
- O que tem maldade (substantivo abstrato) é maldoso (adjetivo)
Em suma: nos casos acima, adjetivo com S e substantivo com Z!
É preciso atenção à leitura e um pouco de esforço de memória para não errar a grafia das palavras, mas, em caso de dúvida, nada como o bom e velho dicionário: o ato de procurar a palavra em questão pode nos levar a encontrar outras que, embora não sejam necessárias no momento, vão certamente ampliar nosso vocabulário.
E quem não tem o dicionário por perto, mas tem acesso à internet, pode buscar um dicionário online ou visitar o sítio da Academia Brasileira de Letras e consultar o VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O endereço da ABL é www.academia.org.br e o link para o VOLP é http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario
Até a próxima semana!
Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!