Os 10 Melhores Cursos de Engenharia Civil do País

Depois de passar pelos dois dias de provas do Enem 2021 (primeira aplicação), a grande maioria dos candidatos ainda se dedica a outros vestibulares importantes, como é o caso das Universidades Estaduais Paulistas, que todos os anos atraem milhares de candidatos de todo o país. No entanto, independente de qual seja o programa que você deseja participar, é de grande importância que você conheça as melhores universidades do país, especialmente para o curso que você deseja ingressar. Com base nessas informações, vamos apresentar a seguir os 10 melhores cursos de engenharia civil do país, destacando brevemente as instituições que compõem esta lista.

10 melhores cursos de engenharia civil do país

Como destacamos no início desta publicação, vamos apresentar os 10 melhores cursos de engenharia civil do país. Assim como fizemos para outros cursos, vamos utilizar o Ranking Universitário Folha (RUF) para determinar a classificação destas instituições, uma vez que este ranking é amplamente utilizado em todo o país e monitora não só o desempenho das instituições em exames, mas também toda a infraestrutura envolvida na formação dos profissionais.

  • Universidade de São Paulo – USP: A Universidade de São Paulo possui o melhor curso de engenharia civil do país, de acordo com o ranking desenvolvido pela Folha. Ocupando a primeira colocação em grande parte das categorias avaliadas pelo ranking, a USP ocupa o topo desta lista.
  • Universidade de Campinas – Unicamp: Na segunda colocação, temos mais uma universidade estadual paulista, a Universidade de Campinas. Muito bem conceituada em todo o país e até mesmo internacionalmente, a Unicamp se destaque neste e em outros cursos importantes.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: Completando o top 3 da nossa lista, a Universidade Federal do Rio de Janeiro é também a primeira universidade federal presente em nossa lista.
  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Na quarta colocação do Ranking Universitário da Folha, a Universidade Federal de Minas Gerais é uma das grandes referências nacionais para os cursos de engenharia civil e outras especialidades.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS: Chegando na metade da nossa lista, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a primeira universidade fora da região Sudeste que faz parte deste ranking da Folha.
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR: Mais uma universidade da região Sul do país, a Universidade Federal do Paraná é referência dentro do estado que nomeia a instituição, possuindo muita credibilidade nacional e internacionalmente.
  • Universidade Nacional de Brasília – UNB: Única representante do Centro-Oeste deste ranking, a Universidade de Brasília possui avaliações interessantíssimas no ranking da Folha, sendo um dos destaques do país na formação de engenheiros civis.
  • Universidade Federal de São Carlos – UFSCar: Mais uma universidade localizada no estado de São Paulo, a UFSCar é referência para o curso de engenharia civil e várias outras especialidades, possuindo uma das melhores infraestruturas do país.
  • Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp: Na penúltima colocação do top 10 da Folha, a Unesp é mais uma universidade estadual paulista amplamente conhecida e popular em todo o país. Em função disso, seu curso de engenharia civil está entre os melhores do Brasil.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie: Por fim, temos a primeira e única universidade particular da nossa lista, o Mackenzie, que conta com uma infraestrutura de ponta que coloca a instituição entre as melhores formadoras de engenheiros civis do Brasil.

Desta forma, apresentamos ao longo desta publicação as 10 principais faculdades de engenharia civil do país, destacando detalhes interessantes sobre estas instituições e utilizando como parâmetro o ranking RUF.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/