Os 10 Melhores Cursos de Engenharia Mecânica do País

Seguindo nossa série de publicações sobre os melhores cursos do país, vamos apresentar nesta publicação os 10 melhores cursos de engenharia mecânica do país. O curso de engenharia mecânica, assim como a grande maioria das engenharias, costuma atrair a atenção de diversos candidatos de todo o país, sendo também um dos mais concorridos da atualidade. Ao longo desta publicação, você encontrará a lista com os melhores cursos do Brasil, além de uma breve descrição do critério utilizado para classificação dos cursos.

Os 10 melhores cursos de engenharia mecânica do Brasil

Como destacamos acima, os cursos de engenharia mecânica são amplamente procurados pelos alunos, que tendem a preferir as instituições de melhor avaliação. Para esta classificação, utilizaremos novamente o Ranking Universitário Folha (RUF), que mede não só o desempenho dos alunos, mas também toda a infraestrutura de profissionais destas instituições.

  • Universidade de São Paulo – USP: Na primeira colocação deste ranking, temos novamente a Universidade de São Paulo. A maior universidade da América latina é uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo, a USP é a melhor avaliada dentre os cursos de engenharia mecânica do país, ocupando a primeira colocação em 5 dos 6 parâmetros avaliados pelo ranking da Folha.
  • Universidade Estadual de Campinas – Unicamp: Na segunda colocação, a Universidade Estadual de Campinas é figura certa quando tratamos dos melhores cursos do país. Muito renomada no cenário nacional e internacional, a Unicamp é uma das referências para a engenharia mecânica no país, possuindo uma das linhas de pesquisas mais fortes e importantes para esta categoria.
  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Completando nosso top 3 de universidades, a UFMG é também muito conhecida e renomada no cenário nacional, sendo a primeira universidade federal do nosso ranking. Assim como outras universidades do Estado de Minas Gerais, a UFMG possui um investimento muito forte no setor, o que a coloca como uma das melhores do país entre as engenharias.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: Também importantíssima para todo o cenário das engenharias, a UFRJ é uma grande referência há anos, sendo responsável pela formação de centenas de engenheiros para o mercado de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC: A quinta colocada da nossa lista é também a primeira universidade deste ranking que está localizada fora da região Sudeste. Com linhas de pesquisa interessantíssimas uma formação muito forte de mestres e doutores, a UFSC é uma das referências nacionais para o curso de engenharia mecânica.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS: Mais uma representante da região Sul do Brasil, a UFRGS também está sempre presente em nossas listas de melhores cursos, visto que a instituição consegue refletir em resultados toda a infraestrutura recebida.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp: Na sétima colocação deste ranking, a Unesp, assim como as outras duas estaduais paulistas, é figura certa entre os melhores cursos do país. Sendo referência há anos na formação de engenheiros mecânicos, a Unesp aparece na lista dos melhores cursos da grande maioria das engenharias.
  • Universidade Federal de São Carlos – UFSCar: mais uma universidade localizada no estado de São Paulo, a UFSCar também é uma grande referência para a engenharia mecânica no Brasil e no mundo, contando com uma infraestrutura interessante para seus alunos e profissionais.
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR: Na penúltima colocação deste excelente ranking, a Universidade Federal do Paraná é uma das universidades mais conceituadas na região Sul e em todo o Brasil.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA: Um dos mais conhecidos e concorridos do país, o ITA é uma das referências nacionais e mundiais na formação de engenheiros mecânicos. Com um foco muito grande na aeronáutica, o ITA é buscado pelos alunos que desejam seguir nesta área de atuação, sendo também muito concorrido.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação os 10 melhores cursos de engenharia mecânica do país, com base no Ranking Universitário Folha. Sem dúvidas, as instituições aqui apresentadas são excelentes e irão te proporcionar toda a infraestrutura necessária para que você seja um ótimo profissional!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/