Os fenômenos ondulatórios no Enem 2021

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre alguns conceitos importantíssimos para o estudo e resolução de questões de física no Enem, que são os fenômenos ondulatórios. Para isso, vamos estudar de uma forma os principais fenômenos ondulatórios cobrados no Enem. Além disso, na parte final desta publicação, vamos apresentar também um exercício retirado diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os fenômenos ondulatórios

Antes de explicarmos melhor sobre os principais fenômenos ondulatórios, é importante entendermos o que são estes fenômenos. Os fenômenos ondulatórios são as mudanças de comportamento que podem ocorrer quando a onda se depara com obstáculos, superfícies ou meios diferentes da sua origem. Diante disso, os fenômenos ondulatórios podem ocorrer de 7 diferentes tipos, que serão apresentados a seguir:

  • Reflexão: O fenômeno da reflexão das ondas ocorre quando uma onda encontra um obstáculo durante seu trajeto, bate neste obstáculo e volta. Como a onda não mudou o seu meio, a velocidade e comprimento de ondas permanece a mesma.
  • Refração: Já a refração ocorre quando uma onda atravessa um meio diferente de onde estava (por exemplo, uma onda que estava no ar e passa a atravessar a água). Com esta mudança, a velocidade das ondas é alterada, assim como o seu comprimento de onda.
  • Difração: A difração é o fenômeno ondulatório no qual a onda passa por um orifício, fenda ou contorna um obstáculo. A difração possui diversos conceitos importantes relacionados, e não se distribui de formas iguais em todas as direções.
  • Interferência: A interferência ocorre a partir da superposição de ondas, podendo ser construtiva ou destrutiva. A interferência de ondas é muito importante para o Enem, e estudaremos este conceito em nossas próximas postagens.
  • Efeito Doppler: Já o Efeito Doppler não se trata de um fenômeno físico concreto, não alterando as propriedades da onda. Este efeito é uma impressão de que a frequência de uma onda diminui ou aumenta.
  • Polarização: O fenômeno ondulatório de polarização de ondas significa concentrar os feixes desta onda em uma única direção. Isso ocorre quando a onda passa por um plano, denominado plano polarizador.
  • Ressonância: Por fim, temos o fenômeno da ressonância, que ocorre quando surge uma onda com vibração igual ou semelhante a um corpo. A ressonância possui efeitos perigosos, mas também abordaremos este conceito em nossas próximas publicações.

Questão do Enem

Como você pôde perceber ao longo desta publicação, os fenômenos ondulatórios são importantes e certamente aparecerão com frequência nas provas do Enem e vestibulares importantes. Baseado nisso, além de apresentarmos outros conceitos importantes nas próximas publicações de física, mostraremos a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (aplicação digital), que utiliza um dos conceitos apresentados ao longo do texto. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

Para se deslocar e obter alimentos, alguns mamíferos, como morcegos e golfinhos, contam com a sofisticada capacidade biológica de detectar a posição de objetos e animais pela emissão e recepção de ondas ultrassônicas.

O fenômeno ondulatório que permite o uso dessa capacidade biológica é a”

a) reflexão.

b) difração.

c) refração.

d) dispersão.

e) polarização.

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!