Os hidrocarbonetos no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos falar de uma área muito importante no estudo da química, que é a química orgânica. Dentro da química orgânica, vamos estudar sobre os hidrocarbonetos e suas nomenclaturas. Além disso, será apresentada também uma questão retirada de provas anteriores, a fim de ilustrar como este assunto é abordado nas provas do Enem.

Os hidrocarbonetos e suas nomenclaturas

Primeiramente devemos destacar que existem diversas classificações dos hidrocarbonetos, de acordo com os mais variados critérios. Em função disso, vamos apresentar algumas delas de acordo com a sua utilização. Mas começaremos com uma breve descrição sobre os hidrocarbonetos.

Os hidrocarbonetos são elementos constituídos apenas de carbono e hidrogênio, e abrigam diversos combustíveis em seu grupo, como o metano, propano e o acetileno. Vamos ver a seguir como nomear cada hidrocarboneto.

O primeiro passo para realizar a nomenclatura correta do composto é identificar a quantidade de carbonos presentes na cadeia. Determinado isso, podemos definir o prefixo do hidrocarboneto, que pode ser met, et, prop, but, pent, hex, hept, oct, non ou dec, para cadeias de 1 a 10 carbonos, respectivamente.

Feito isso, devemos em seguida determinar a sequência do nome da substância, que é dado pelas ligações que o hidrocarboneto apresenta. Nos compostos que possuem apenas ligações simples, devemos adicionar ao seu nome a parte an, já para os que apresentam uma ligação dupla e uma tripla, devemos adicionar en e in, respectivamente. Há ainda, para os hidrocarbonetos, a possibilidade da existência de duas ligações duplas. Neste caso, devemos adicionar ao nome a parte dien.

Para finalizar, a última parte do nome dos hidrocarbonetos será definida pelo grupo funcional. Para os hidrocarbonetos, todos devem terminar com a letra “o”. Desta maneira, considere o combustível butano, por exemplo. Do seu nome, podemos dizer que é um composto formado por 4 carbonos (but), apresenta apenas ligações simples (an) e é um hidrocarboneto (o). Tudo isso através do nome da substância!

Podemos ainda adicionar ao nome dos compostos alguns radicais referentes a sua ramificação. Por exemplo, o radical metil indica uma ramificação com um carbono. Já os radicais etil, propil e butil indicam ramificações com 2, 3 e 4 carbonos, respectivamente. No entanto, este será um assunto que abordaremos com profundidade em outras postagens, aguarde!

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é abordado nas provas do Enem, será mostrada uma questão da prova de 2015, que utiliza a nomenclatura de hidrocarbonetos.

Hidrocarbonetos podem ser obtidos em laboratório por descarboxilação oxidativa anódica, processo conhecido como eletrossíntese de Kolbe. Essa reação é utilizada na síntese de hidrocarbonetos diversos, a partir de óleos vegetais, os quais podem ser empregados como fontes alternativas de energia, em substituição aos hidrocarbonetos fósseis. O esquema ilustra simplificadamente esse processo.

Com base nesse processo, o hidrocarboneto produzido na eletrólise do ácido 3,3-dimetil-butanoico é o”

a) 2,2,7,7-tetrametil-octano.

b) 3,3,4,4,-tetrametil-hexano.

c) 2,2,5,5-tetrametil-hexano.

d) 3,3,6,6-tetrametil-octano.

e) 2,2,4,4-tetrametil-hexano.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!