Paguei a Taxa de Inscrição do Enem 2017 e o Inep Não Confirmou. Por quê?

Depois do encerramento do período de inscrições do Enem 2017, em 19 de maio, os candidatos que não se encaixam nas regras de isenção ou que tiveram seu pedido de gratuidade negado devem quitar a taxa de R$ 82.

Muitos inscritos nesta situação, no entanto, já realizaram o pagamento do boleto antes do vencimento (24 de maio) e mesmo assim não tiveram sua inscrição confirmada pelo Inep, que organiza e administra o exame. Antes de deixar que o pânico e o medo de ficar de fora das provas tomem conta de você, leia a sequência deste artigo para entender o porquê disso.

Primeiramente é preciso saber que o instituto confirmou em nota oficial que a inscrição no Enem 2017 será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil, emissor da Guia de Recolhimento da União (GRU).

A GRU funciona como uma espécie de boleto, de forma que há um prazo para compensação – reconhecimento do pagamento – da mesma após quitação em bancos (qualquer agência), casas lotéricas ou Correio. Basicamente é este o motivo pelo qual o sistema de acompanhamento da inscrição continua exibindo uma das mensagens abaixo mesmo após o candidato quitar a taxa. Veja:

Antes do vencimento do prazo, em 24 de maio:

Inscrição aguardando o pagamento da GRU.

Após a data de vencimento:

Inscrição não confirmada: Pagamento não efetuado

De acordo com informações do Inep, o prazo para compensação dos boletos é de 3 dias úteis, lembrando que sábados e domingos não são considerados. Como o vencimento ocorre numa quarta-feira (24), o terceiro dia útil é na segunda-feira, 29 de maio. Portanto até esta data é absolutamente normal que o candidato que já pagou sua inscrição no exame nacional se depare com uma das frases acima.

Inclusive o próprio Inep informou que, por conta deste período de compensação da GRU, o número total de inscritos confirmados no Enem 2017 só pode ser divulgado em 30 de maio.

Vale mencionar ainda, que mesmo após esse espaço de tempo, é possível que o sistema de inscrições ainda leve alguns dias para alterar a situação para “inscrição confirmada”. Isso porque, mesmo após a compensação do pagamento, o sistema do Inep precisa ser atualizado pelos técnicos responsáveis.

Persistindo o status de “inscrição não confirmada” mesmo após dias da compensação do pagamento por parte do candidato, o mesmo poderá então entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161 – ligação grátis – para solicitar esclarecimentos.

Ainda tem dúvidas? Assista esse vídeo que preparamos para você!

Manual do SISU e PROUNI

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Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.