Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição Para o Enem 2022 Começam na Segunda-Feira

Para os alunos que vão participar do Enem 2022, um dos primeiros passos poderá ser dado na próxima segunda-feira (04/04), que é a solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022. Além disso, os alunos que faltaram em pelo menos um dos dias de provas do Enem 2021 e desejam obter a gratuidade da inscrição neste exame terão o mesmo prazo para realizar a justificativa da ausência. Diante da importância destes fatos, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre estes eventos, como as datas e procedimentos necessários.

Quais são as datas para a solicitação de isenção e justificativa?

O primeiro passo para os alunos é conhecer as principais datas que estão relacionadas com estes eventos. Tanto para a solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem (que no último ano teve o valor de R$ 85,00) quanto para a justificativa de ausência em 2021 e solicitação da gratuidade, os prazos são os mesmos, tendo início na próxima segunda-feira (04/04) e se encerrando no dia 15 de abril. Veja a seguir outras datas importantes para o processo:

  • Início das solicitações de isenção e justificativas das faltas: 04 de abril.
  • Encerramento das solicitações de isenção e justificativas das faltas: 15 de abril.
  • Divulgação dos resultados: 22 de abril.
  • Prazo para recurso: Entre 25 e 29 de abril.
  • Divulgação dos resultados dos recursos: 6 de maio.

Por onde devem ser feitos os pedidos e justificativas?

Outra informação indispensável para os alunos que vão participar desta etapa é o local para a realização das solicitações e justificativas. Assim como a grande maioria dos assuntos relacionados ao Enem, as solicitações, justificativas e recursos deverão ser feitos através da Página do Participante. Além disso, o login feito na Página do Participante utiliza o login único da plataforma Gov.br. Portanto, se você ainda não é cadastrado nesta plataforma, não deixe para a última hora!

Quem possui direito à isenção da taxa de matrícula?

Também é muito importante que os participantes entendam quais alunos possuem direito à isenção. De acordo com as regras do Enem, possuem direito à isenção da taxa de matrícula todos os alunos que cursaram o último ano do ensino médio em escolas públicas. Além disso, candidatos que sejam bolsistas integrais em escolas particulares também possuem direito à isenção, desde que possuam renda familiar mensal inferior a 1,5 salário mínimo, ou seja, menos de R$ 1818 por integrante da família. Ainda, são isentos os participantes em situação de vulnerabilidade econômica, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devendo informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Por fim, os alunos que não compareceram às provas do Enem 2021 e desejam obter a isenção para este ano, deverão necessariamente comprovar os motivos para a ausência, com documentos datados e assinados (como atestados médicos e boletins de ocorrência, por exemplo). Estes documentos não podem ser autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022. Com isso, iniciamos mais uma preparação em busca do sucesso no exame mais importante do país!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/