PF Investiga Fraude em Vestibulares e Enem em GO

A Polícia Federal (PF) está apurando indícios de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado de Goiás. A investigação faz parte da Operação Gabarito, que nesta terça-feira (17) prendeu quatro alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO).

De acordo com declaração do delegado Jocenildo Cavalcante, os integrantes do grupo não fraudaram somente o vestibular da PUC, há indícios também de vestibulares em outros estados, incluindo o Enem 2015:

A quadrilha não agiu só na PUC. Até o momento, acreditamos que agiu em outras instituições de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, além de indícios de fraude no Enem.

As investigações tiveram início durante o processo seletivo da PUC-GO, aplicado na data de 7 de novembro. Os próprios fiscais de sala da instituição desconfiaram após um dos candidatos se retirar muito cedo da sala de provas, levando a avaliação.

A partir daí foi nomeada uma equipe para fazer o cruzamento de dados dos candidatos, a qual concluiu que havia fortes indícios que os mesmos se associaram para realizar as provas. Tais informações foram repassadas imediatamente para o Ministério Público Federal em Goiás (MPFGO), que encaminhou para a Polícia.

Tudo indica que a quadrilha trabalhava da seguinte maneira: os quatro alunos (apreendidos) inscritos nos vestibulares entravam nas salas de prova, saíam assim que era permitido e repassavam as informações para outros elementos, que então encaminhavam as respostas para os candidatos que estavam fazendo as provas.

No momento a Operação Gabarito está averiguando quais são os outros elementos envolvidos nas fraudes e qual o valor recebido pela venda dos gabaritos.

Os quatro membros presos podem responder por organização criminosa, fraude nos concursos com dano na administração pública, além de pagar multa.

Fonte: jornalopcao.com.br

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.