Os candidatos que estão se preparando nesta reta final do Exame Nacinoal do Ensino Médio (Enem) de 2016 agora têm mais uma opção de estudo através de uma ferramenta 100% virtual e gratuita: a LEAP.
Para quem não conhece, a sigla que dá nome a esta plataforma (Learn and Prepare with friends), que em tradução livre significa “Aprenda e prepare-se com amigos”, trata-se de uma espécie de rede social de troca de informação para estudo e preparação para provas e exames em 150 países espalhados por todo o mundo. É usada por quem vai prestar o (SAT) o “Enem americano”, pós-graduação internacional (GRE) e MBA internacional (GMAT), entre muitas outras.
Em parceria entre a Quacquarelli Symonds e o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), o ambiente virtual oferece inúmeros recursos, como: mais de 1.000 questões para praticar; agenda de estudos personalizada; vídeos e artigos para conteúdos teóricos; interação com outros estudantes/candidatos e até mesmo professores; grupos de estudos e muito mais.
Além de tudo isso, LEAP ainda possui um mecanismo motivacional chamado LEAPthon, que funciona como um tipo de maratona de estudos. Por meio dele, o participante vai atingindo cada quilômetro comparando seu desempenho com o dos outros “competidores” pela sua classificação, resultado e análise.
Conforme vai utilizando a ferramenta, o aluno pode traçar suas metas de pontuação e, dependendo do seu resultado, ela cria um plano de estudo individualizado. Ao identificar dificuldades em uma disciplina específica, por exemplo, todo o conteúdo relacionado a ela será sugerido pelo sistema.
Para começar a aproveitar todas as possibilidades oferecidas por essa plataforma de estudos, basta acessar esta página e criar uma conta. Quem preferir, poderá fazer o login diretamente com os perfis das redes sociais Google Plus ou Facebook.
Vale a pena se cadastrar e testar a LEAP. Trata-se de uma possibilidade de estudo alternativa as plataformas já disponíveis, como a Hora do Enem desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Online de Simulados, criado pelo Portal infoEnem, especialmente pela interatividade que promove entre os usuários.