Por Falta de Verba, Encceja 2017 Terá Questões de Provas Anteriores

De acordo com informações repassadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ao portal de notícias G1, a edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 deve ter questões utilizadas em provas anteriores.

O principal motivo para isso é a falta de verba do órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) para a produção de novos itens para o exame, conforme afirmação fornecida para a fonte desta matéria:

Isso acarretou na necessidade de reutilização de itens já aplicados anteriormente como itens-âncora dos pré-testes, de modo a garantir a equalização de parâmetros psicométricos. Também em decorrência disso, optou-se pelo uso dos mesmos itens em diferentes edições do Exame, mediante o monitoramento de sua exposição pública, com a adoção de períodos de quarentena e intercalações entre as aplicações regulares e nos presídios, no Brasil e no exterior

A aplicação deste ano, que marca o retorno do uso do exame para a certificação do ensino médio em substituição ao Enem, foi reagendada para 19 de novembro (saiba mais) e contará com 120 itens de quatro grandes áreas.

O Inep ainda não informou a quantidade de questões do total que serão inéditas e nem quantas serão reutilizadas de edições passadas. Vale esclarecer, no entanto, que para garantir o máximo de sigilo na avaliação o instituto não divulga os arquivos das provas anteriores digitalizadas no sue portal na internet, a exemplo do que faz com outros grandes exames que organiza, como o próprio Enem e o Revalida.

Ainda conforme reportagem do G1, a assessoria de comunicação social do Inep admitiu o reuso de questões de outras edições após a equipe do site entrar em contato solicitando a divulgação dos cadernos de provas de todas as aplicações do Encceja.

Mesmo não disponibilizando as provas passadas para auxiliar na preparação dos candidatos, o Inep oferece materiais de estudos alternativos separados por áreas e disponibilizados gratuitamente nesta página.

O Encceja 2017 registrou mais de 1,5 milhão de candidatos inscritos.

Fonte: g1.globo.com

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.