Por Que Estudar Estatística Para o Enem 2022?

Os alunos que estão se preparando para as provas do Enem com certeza sabem que estudar o máximo de conteúdo possível será fundamental para obter um resultado satisfatório no Exame. Apesar disso, alguns assuntos merecem mais atenção por parte dos alunos, em função da sua maior frequência de aparição durante o Exame Nacional do Ensino Médio. Um destes assuntos é a estatística, que está sempre presente nas provas do Enem e pode aumentar consideravelmente a sua nota neste exame. Sendo assim, vamos destacar a seguir a importância das questões de estatística para o Enem 2022 e ressaltar os conteúdos mais cobrados nesta área.

Por que estudar estatística para o Enem?

Antes de mais nada, é muito importante entendermos o motivo para estudar estatística para a prova do Enem 2022, e isso pode ser observado nas duas últimas provas do exame mais importante do país. Quando analisamos a aplicação regular do Enem 2021, a prova de Matemática e Suas Tecnologias, que é composta por um total de 45 questões, possui 9 questões que são resolvidas total ou parcialmente utilizando conceitos da estatística. Ou seja, 20% dos exercícios da última prova do Enem seriam resolvidos com temas desta área, o que representa um volume significativo de uma prova tão importante. Com a prova da segunda aplicação e Enem PPL, a situação não foi diferente, visto que as questões de matemática também utilizavam diversos conteúdos desta área.

Por fim, é importante destacar mais um motivo convincente para estudar sobre a estatística: o conteúdo pode ser estudado rapidamente e não está entre os mais difíceis para esta área do conhecimento! Dados estes motivos, veja a seguir alguns temas indispensáveis para o seu estudo sobre estatística.

Temas da estatística que merecem atenção especial

É claro que, para realizar a melhor preparação possível para o Enem, você deverá estudar e compreender o máximo possível dentro desta área do conhecimento. No entanto, alguns temas merecem destaque e atenção dos alunos, visto que sempre estão entre os mais cobrados nas questões de matemática do Enem. São eles:

  • Média: Sem dúvidas, as médias estão entre os mais importantes temas para quem deseja se preparar para o Enem 2022. Além da média aritmética simples, também dê atenção para as médias ponderadas, que aparecem com maior frequência no exame.
  • Mediana: As medianas também são frequentemente abordadas em problemas que abordam conjuntos de dados. Sendo assim, realize exercícios utilizando este conceito e compreenda a sua diferença para o último tema desta sugestão, a moda.
  • Moda: A moda é mais uma medida de tendência central utilizada com frequência no Enem, e que possui um entendimento muito simples e prático. Desta maneira, não deixe de estudá-la!

Como destacamos no início deste tópico, estude também outros temas da estatística, assim como a análise gráfica, que costuma se relacionar com os temas indicados acima. Com isso, a sua preparação para estas questões estará garantida!

Questão – Enem 2021 (Reaplicação)

A qualidade de sementes é verificada, entre outros fatores, pelo índice de germinação.  Uma grande empresa afirma que o índice de germinação de suas sementes é de 90%.  Essa empresa e dez pequenos produtores que formam uma cooperativa estão concorrendo a um auxílio financeiro que permitirá aumentar os negócios.  Os cooperados querem preparar um documento técnico comparando a qualidade de suas sementes com as da empresa.  Eles discutiram a possibilidade de colocar nesse documento frases como:

I – A média de germinação de nossas sementes é superior ao índice de germinação anunciado pela empresa.

II – A mediana de germinação de nossas sementes é superior ao índice de germinação anunciado pela empresa.

III – A média de germinação de nossas sementes é igual ao índice de germinação anunciado pela empresa.

IV – A moda de germinação de nossas sementes é igual ao índice de germinação anunciado pela empresa. 

V – A mediana de germinação de nossas sementes é igual ao índice de germinação anunciado pela empresa.

Eles decidiram anotar a porcentagem de germinação das sementes de cada cooperado, analisar as frases e decidir qual era a correta para, então, colocá-la no documento.

As porcentagens anotadas foram 90%, 65%, 70%, 75%, 95%, 95%, 90%, 80%, 80% e 90%.

A frase a ser colocada no documento é a de número

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/