Por que Meu Resultado do Enem 2016 Só Sai em 19 de Março?

A pergunta que dá título a esta matéria é a dúvida de milhares de candidatos que prestaram o Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio – e que, em vez de visualizarem seu resultado individual na quarta-feira (18), se frustraram ao ver apenas a mensagem de que suas notas estarão disponíveis somente em 19 de março.

O que a maioria destes alunos não sabem é que, de acordo com as regras previstas no edital da última edição do Enem, o resultado do exame para candidatos treineiros só sairá em data posterior definida pelo Ministério da Educação (MEC), no caso foi escolhido o referido dia em março.

Primeiramente vale explicar o que são candidatos treineiros. De acordo com o próprio MEC, são “aqueles que fizeram o exame com fins de autoavaliação”. Em outras palavras, são estudantes que ainda não concluíram o ensino médio (normalmente estão cursando o primeiro ou segundo ano desta etapa) e que prestaram o Enem para testar seus conhecimentos e para se adaptar as provas.

O motivo principal da divulgação tardia das notas destes candidatos certamente é a logística do exame. Eles somam mais de 1 milhão de participantes, portanto cerca de 15% dos 6,3 milhões que prestaram o Enem. E a correção de suas provas, especialmente a redação, poderia atrasar a liberação dos resultados de todos os inscritos.

Como eles não podem assumir vagas em cursos de ensino superior, e consequentemente não podem participar de programas com o Sisu e Prouni, o MEC optou por deixar o acesso aos resultados destes estudantes para mais tarde.

Vale lembrar que não é a primeira vez que isso ocorre. Na divulgação do resultado do Enem 2015, que ocorreu em janeiro do ano passado, os treineiros também puderam ver suas notas apenas no mês de março.

Atenção a Sua Situação!

Se você não é menor de 18 anos, já terminou o ensino médio ou não concluiu mas assinalou a opção de usar o Enem 2016 para a certificação e se deparou com a mensagem informada no início deste artigo, saiba que houve uma falha no sistema!

Suas notas já deveriam constar na sua área específica e, por algum problema técnico, você foi considerado treineiro. Neste caso recomendamos que entre em contato imediatamente com o atendimento do MEC para solicitar esclarecimentos. O número é 0800 616161 e a ligação é gratuita, devendo ser feita de um telefone fixo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.