Por que realizar uma preparação especial para o Enem

O Exame nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais aguardadas pelos estudantes que desejam entrar em uma instituição de ensino superior. Apesar da preparação para qualquer vestibular ser de extrema importância, para o Enem é recomendada uma preparação especial, focada não só no conteúdo, mas também na estrutura da prova. Vamos apresentar a seguir os principais motivos para dedicar uma atenção especial para o Enem, assim como algumas maneiras para realizar esta preparação.

Um dos principais motivos para se dedicar ao Enem é a relevância deste exame no cenário nacional e até mesmo internacional. Somente no primeiro semestre de 2019, foram ofertadas mais de 235 mil vagas em instituições públicas de Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada. Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) ofereceu, no mesmo período, mais de 240 mil bolsas de estudo integrais e parciais. Além disso, também foram ofertadas mais de 100 mil bolsas para o Fundo de Financiamento Estudantil.

No total, foram mais de 575 mil vagas e bolsas ofertados, o que já motiva ainda mais os concorrentes! Mais que isso, até mesmo instituições internacionais aceitam a nota do Enem como critério de seleção de brasileiros. Um exemplo desse tipo de seleção é a Universidade de Coimbra, localizada em Portugal, que é uma das mais antigas e tradicionais em todo o mundo!

Dada essa motivação, vamos agora tratar da preparação para a prova! A primeira diferença é que o Enem é realizado em fase única, diferente dos principais vestibulares do país. Desta forma, não há margem para erros!

Além disso, a prova do Enem é composta por 180 questões, número muito maior que os demais vestibulares. Apesar de estarem divididos em dois dias, a prova é cansativa e exige preparação mais preparação física e mental por parte do aluno. Ainda no quesito preparação, as questões do Enem são, normalmente, muito mais extensas que os demais vestibulares. Isso requer, por parte do aluno, atenção redobrada durante toda a prova, para não perder nenhum detalhe e acertar a questão!

Outro ponto importantíssimo é a prova de redação do Enem. Isso porque a redação do Enem conta com alguns detalhes cruciais para uma nota alta. Além dos quesitos normalmente avaliados (como coesão e coerência), na redação do Enem também é necessária a apresentação de uma proposta de intervenção. Trabalhar corretamente esta proposta é o segredo para uma nota alta!

E qual a melhor maneira para se preparar para esta prova? Treinando! Por apresentar um modelo diferente dos demais vestibulares, utilizar as próprias provas do Enem é uma saída muito interessante! Por exemplo, busque por exercícios e provas anteriores resolvidas, para se acostumar com o modelo das questões deste exame. Além disso, participe de simulados no mesmo modelo da prova, para treinar o controle do tempo e também da concentração. Para a redação, você pode buscar por cursos focados na prova do Enem, que levarão em consideração todas as categorias avaliadas pela prova.

Desta forma, é possível perceber que a preparação para a prova do Enem é especial e apresenta algumas diferenças em relação aos demais vestibulares. Essas diferenças fazem com que a busca por conteúdos exclusivamente focados no Enem se tornem cada vez mais importantes, assim como a preparação com base em tudo o que é possível extrair de provas anteriores!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!