Possibilidades de Temas para a Redação do Enem em 2021: Introdução

Lá vamos nós para mais um ciclo do Enem! No ano de 2021, tivemos um dos menores números de inscritos da história do exame. Os motivos provavelmente são bastante óbvios: com a pandemia, muitos podem não se sentir seguros para prestar a prova por conta das incertezas no ensino ao longo de 2020 e, com o valor da taxa de inscrição, também pode haver aqueles que não tiveram condições de bancá-la esse ano.

Para quem se inscreveu, por mais que haja insegurança e receios para a prova esse ano, não deixe esses sentimentos tomarem conta da realização do Enem. Concentre-se em usá-lo como um diagnóstico de seus pontos fracos e fortes, fazendo seu melhor. Assim, se a aprovação vier ou não, o exame é útil de qualquer forma e pode te auxiliar no caminho da faculdade e/ou do curso sonhados, nesse ou num próximo ano!

O InfoEnem vai te auxiliar nessa jornada até os dias 21 e 28 de novembro e, como já mencionamos várias vezes aqui na coluna, a redação tem um peso bastante grande na nota final. Por isso, é dela que trataremos nas próximas semanas, até o dia da prova. Além disso, a recomendação para quem está estudando para o exame é checar nossos artigos anteriores falando de todos os temas já tratados no Enem até aqui. E caso precise de um auxílio um pouco mais aprofundado, também dá para experimentar nosso curso de redação.

Dadas as dicas mais gerais, vamos à redação. Como é sempre bom lembrar, o texto a ser escrito no Enem é uma dissertação argumentativa que aborda questões sociais, históricas e/ou econômicas, em sua maior parte no Brasil, exigindo também uma proposta de intervenção para a questão tratada. Esses assuntos surgem de pautas recorrentes no país (meio ambiente, violência etc.) ou de assuntos populares no último período que antecedeu a prova (caso da última edição, em que a saúde mental estava sendo bastante mencionada na mídia e foi o tema escolhido). O período a ser considerado para checar os assuntos recentes mais populares é o ano anterior à prova, desde o dia seguinte ao fechamento da prova anterior até alguns meses antes da aplicação, em novembro, no caso de 2021. Sendo assim, os temas tratados desde meados de julho de 2020 até meados de julho de 2021 (agosto, setembro e outubro sendo reservados para conferência, logística e testes) são bons itens de atualidade para ficarmos de olho. No entanto, é bom sempre lembrar dos assuntos “gerais” e recorrentes, que nunca “saem de moda”, já que o Enem pode resolver não se ater aos assuntos tratados apenas no ano anterior à elaboração do exame.

Com tudo isso em mente, a partir da semana que vem, até a semana anterior ao Enem 2021, vamos abordar as possibilidades mais altas, considerando tópicos duradouros e atualidades. Além de ficar ligado nas próximas semanas, já tratamos de temas possíveis no ano anterior, então confira também esses artigos! Para matar um pouco da curiosidade, alguns dos itens dos quais falaremos são:

  • Esportes;
  • Impostos;
  • Acesso à internet.

Contem pra gente nos comentários quais temas vocês creem serem possibilidades para a redação desse ano! Até a semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917