O tema escolhido para a redação no ano de 2007 foi de certa forma genérico, o que pode ser bastante facilitador, caso você escolha um caminho claro a seguir em sua argumentação. No entanto, a abertura do tema também pode ser uma armadilha. Relembremos a proposta daquele ano e consideremos as possibilidades para que não tenhamos chance de cair em armadilhas na argumentação caso temas abertos como o de 2007 sejam selecionados nos próximos anos:
Os textos motivadores são bastante variados desta vez, já que constituem-se de uma figura (mostrando indivíduos de diferentes etnias, idades e gêneros), de duas músicas e de uma declaração oficial de um órgão importante, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Todos os excertos referem-se à beleza e à importância da variedade cultural. No entanto, ao propor a construção do texto dissertativo argumentativo, o Enem de 2007 esperava que o aluno tratasse dos desafios de se conviver com as diferenças, em contraste com os trechos motivadores.
Para tratar da frase temática com sucesso, o caminho seguido pelo desenvolvimento poderia iniciar-se justamente estabelecendo o quanto e porque a diversidade cultural é benéfica e importante. No mínimo é importante estabelecer que as diferenças existem e que é necessário, inclusive dentro da lei, respeitá-las. Tentar sugerir que se deve suprimir as diferenças pode com facilidade culminar em um desrespeito aos Direitos Humanos, o que com certeza garante no mínimo duzentos pontos a menos com o quinto quesito zerado. Depois disso estabelecido, os exemplos de desrespeito às diferenças servirão como comprovação de que o desafio existe, é maléfico à sociedade e deve ser combatido. Aqui, é importante pensar nos grupos possivelmente atingidos por tal desrespeito e pontuar pelo menos alguns deles, mesmo que o combate ao desrespeito seja pregado de forma geral ao longo da produção. Muito provavelmente algum desses grupos estará nas exemplificações, portanto, é interessante escolher antecipadamente e decidir se tratará do tema de forma geral ou direcionada.
Os conteúdos “comprovadores” aqui podem vir de variadas fontes. Índices, notícias de agressão física ou verbal cometidas contra um grupo específico de pessoas por simples questão de diferença cultural vêm bem a calhar. Infelizmente este tipo de relato é bastante comum nas mídias escritas e audiovisuais, então não deve ser complicado separar algum item que se relacione à argumentação e tecê-lo às afirmações da redação. Há a possibilidade também de mencionar ações de bom convívio com as diferenças, já que os textos motivadores tratam justamente do quanto isso é enriquecedor.
O problema proposto já encaminha para o tipo de solução a ser sugerida. Como a intolerância a diferentes culturas pode ser combatida? Quais os caminhos a serem trilhados para que se amenize a questão? Em quais áreas deve ser colocada ênfase, tanto por parte do governo quanto por parte da sociedade civil, para que a convivência com as diferenças de forma completamente pacífica possa ser alcançada? A educação aqui pode ser uma boa saída, mas como utilizá-la para chegar ao objetivo? Após refletir acerca de todos estes questionamentos, pode-se achar uma trilha para construir de forma satisfatória e detalhada a proposta de intervenção.
O que acharam do tema de 2007? Por ser aberto, acham difícil ou mais fácil escrever sobre ele? Quais caminhos escolheriam? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
—
Fazer e refazer redações antigas do Enem está entre os principais exercícios para você, vestibulando, tirar Nota 1000.