O Enem já tratou do meio ambiente em algumas ocasiões em suas aplicações. Em 2001, o tema pedia que o candidato estabelecesse soluções para o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Em 2008, a preservação da floresta Amazônica de forma geral foi a motivação da proposta de redação. No entanto, os incêndios florestais nunca foram tratados de forma mais específica e foram assunto bastante recorrente ao longo de 2019 e 2020, o que torna esse tópico um bom candidato à proposta de redação do Enem 2020.
Primeiramente, buscar informações sobre incêndios florestais infelizmente não está nada difícil. Nos anos de 2019 e 2020 os incêndios devastaram grandes áreas na Amazônia, no Pantanal, na Califórnia (EUA) e na Austrália (por conta destes dois últimos, o tema pode até mesmo abranger mais do que apenas o problema em território nacional). Fontes idôneas de mídia cobriram e reportaram todos os danos causados pelos incêndios em cada um desses locais. Além dos índices relacionados especificamente a cada local, é interessante também conhecer as principais causas das queimadas, que podem ser naturais ou surgir da ação do homem (embora essa última seja a mais comum, segundo pesquisas). Por fim, saber as consequências das queimadas para o meio ambiente e, consequentemente, na vida de cada indivíduo pertencente a ele pode auxiliar e muito na argumentação. Não se esqueça de conferir a idoneidade das fontes e informações, além de conversar com seu professor de Geografia sobre o assunto.
Com a pesquisa e o estudo sobre o tópico feitos, é hora de construir a argumentação. Como sempre, é necessário comprovar que o problema existe e está trazendo más consequências para todos, não apenas para as áreas queimadas. No caso da Amazônia, por exemplo, muitos líderes internacionais cogitam cortar fundos e colocar embargos em prática, caso o governo brasileiro não cuide melhor de seu meio ambiente, algo que pode afetar grandemente a economia do país (mais um ponto a ser pesquisado nesta questão). Isso sem mencionar os óbvios péssimos resultados para a saúde do planeta como um todo e, por consequência, de cada indivíduo. Além disso, os recursos sendo destruídos com as queimadas são finitos e esses desastres ambientais podem acelerar cada vez mais o término das matérias-primas disponíveis em cada um dos biomas afetados.
Para encerrar, como sempre, o Enem pede que o candidato proponha uma solução viável e detalhada. É hora de pensar, portanto, em ações que diminuiriam os incêndios florestais e queimadas. Quem seria responsável pelas ações? O governo, a população ou ambos? Quais seriam as ações? Como elas seriam colocadas em prática? Quais os efeitos esperados? A construção de uma proposta de intervenção que responda a todas essas questões pode ser uma boa conclusão para o texto.
O que acharam da possibilidade de tema dessa semana? Concordam com ele ou acham que não há tantas chances assim dele aparecer na prova deste ano? Quais outros temas acham que podem aparecer no Enem 2020? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/