Na semana passada, mencionamos a questão dos moradores de rua como um possível tema para a proposta de redação do Enem 2020. Apesar de perpassar pelo assunto do qual já tratamos, a questão da moradia não deve se confundir com ele. Há muitos mais detalhes e nuances a serem considerados, além dos moradores de rua.
Em primeiro lugar, como sempre, vêm as informações sobre a questão. Devemos levar em conta que a moradia é considerada um direito fundamental para a dignidade humana, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos (aliás, a leitura desse documento é mais do que obrigatória, tanto para os vestibulares quanto para a vida). No entanto, esse direito é constantemente violado em nosso país. Moradores de rua e aqueles que vivem em situações de risco (encostas com risco de deslizamento e locais com risco de enchente, por exemplo) se veem sem a garantia desse direito de forma plena. Há também os casos de pessoas que moram em locais de ocupação, sem condições dignas e básicas de estrutura, segurança e higiene, por exemplo. Nesses casos, há ainda o agravante de extorsão em alguns momentos, já que muitas delas devem pagar determinadas quantias para terem direito a sequer permanecerem em locais ocupados (e para pessoas que nem são as proprietárias do lugar).
Reconhecendo todas as problemáticas inseridas no tema moradia, uma pesquisa simples (e/ou conversas com o professor) pode informar sobre os índices em nosso país, as regiões mais afetadas com o problema e as motivações para que ele exista. O êxodo urbano e o crescimento desordenado de algumas cidades em décadas passadas podem explicar parte da questão e serem bons itens externos a serem acrescentados no embasamento argumentativo, se forem bem estudados e compreendidos. Mais uma vez, a conversa com o professor também pode ser produtiva para angariar informações sobre o tópico.
Na construção da argumentação, as motivações para a existência do problema podem justamente servir de introdução para a redação. No desenvolvimento, a comprovação (embora óbvia) de que a questão existe, é grave no Brasil e faz mal não só aos indivíduos em vulnerabilidade, mas também à sociedade como um todo é um bom seguimento. Aqui, é possível trazer exemplos mais específicos e citar que os prédios que não têm uso produtivo e poderiam servir de moradia para muitas pessoas estão descumprindo sua função, inclusive pela própria lei, trazendo um contraponto e uma introdução a uma possível solução.
Por fim, a conclusão, como é preferido por boa parte dos candidatos do Enem, contém a proposta de intervenção. O detalhamento e a coerência com o que foi exposto ao longo da produção são, como sempre, exigidos. A questão dos prédios sem uso em grandes conglomerados urbanos pode ser uma opção neste encerramento, depois de uma pesquisa mais informativa sobre esta questão jurídica.
O que acharam da possibilidade de tema desta semana? Ele tem mais ou menos chance do que outros? Como desenvolveriam uma redação sobre esse tópico? Qual o chute de vocês para a redação no Enem 2020? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/