Possibilidades para a Redação do Enem 2020: Violência Policial

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Desde o assassinato de George Floyd (jogador de futebol americano asfixiado por policiais), não apenas o racismo, mas o abuso de autoridade e a violência desnecessária de instituições de segurança vêm sendo pauta. O racismo (acusado de ser o grande motivador na morte de Floyd e de vários outros civis que não aparentavam ameaça real) já foi pauta da redação do Enem, na segunda aplicação da prova em 2016. O abuso de autoridade e violência policiais, no entanto, ainda não foram tratados de forma específica.

É importante ressaltar aqui que esse tipo de tópico demonstra claramente uma falha nas instituições governamentais, seja por falta de investimento, treinamento e/ou até mesmo apoio a ações violentas. Dependendo dos responsáveis pela elaboração da prova e a relação deles para com o governo, dificilmente tal falha será tratada tão abertamente e em algo de alcance tão amplo como a redação do Enem. Portanto, a sugestão de tema fica, mas com suas ressalvas. De qualquer forma, outras discussões podem surgir de situações como a de George Floyd, então trata-se de um assunto relevante para se estar por dentro!

Infelizmente, exemplos a serem colhidos para a discussão não faltam. Desde Floyd até a família alvejada por 80 tiros pelo exército aqui mesmo no Brasil, os “acidentes” são muitos. Com todos estes casos em mãos, uma boa ideia a partir daí é pesquisar os índices de violência policial no Brasil e ao redor do mundo. Porém, os índices oficiais podem divergir um pouco dos reportes reais, já que muitas das investigações encerradas dão razão aos policiais, rotulando tudo como “acidente” ou “defesa”, até mesmo em casos com gravações em vídeo nas quais o civil não apresentava ameaça. Sendo assim, uma pesquisa mais aprofundada e detalhada em relação a esses índices (mas de fontes idôneas, obviamente), incluindo investigações independentes, pode ser melhor do que apenas checar índices da própria corporação que comete os abusos.

Para a construção da argumentação, outro fator a ser pesquisado e levado em conta é a estrutura das instituições. A falta de investimentos, de treinamento apropriado e de suporte aos membros das forças de segurança pode ter um grande papel no grande número de eventos envolvendo violência e abuso de autoridade policiais. Por isso, uma boa observação da estrutura destas instituições em nosso país pode acrescentar aos conhecimentos acerca do assunto (e, claro, pode auxiliar em outros também). Além disso, paradigmas sociais, como o racismo, grande responsável por muitos dos casos de violência policial nos EUA, por exemplo, podem ser bons itens a serem pesquisados. Com tudo isso levado em conta, é hora de estabelecer no desenvolvimento quais dentre esses fatores (ou até mesmo todos) são os mais relevantes ao causar tantos equívocos fatais, de acordo com suas conclusões após todas as pesquisas feitas sobre o assunto.

Por fim, ao estabelecer quais os fatores causadores da violência policial mais prováveis, é hora de sugerir soluções. Como sempre, a proposta de intervenção deve ser detalhada e conectada satisfatoriamente ao desenvolvimento, por isso a necessidade de propor resoluções que tratem dos fatores citados anteriormente. Um treinamento mais intenso e humanizado, suporte psicológico e melhores salários para os membros das forças de segurança, bem como conteúdo educacional que trate de discutir e extinguir paradigmas prejudiciais à sociedade podem ser boas opções para a conclusão da redação.

O que acharam do assunto desta semana? Qual a posição de vocês neste tema tão intenso que tem tomado conta dos noticiários em meio a uma pandemia mundial? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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