Possibilidades para a Redação do Enem 2021: A importância da valorização do SUS

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, os brasileiros redescobriram a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS. Ao cuidar de boa parte dos casos e internações da nova doença, especialmente dos que não têm condições de pagar por consultas e/ou por planos particulares, e obviamente na distribuição da vacina, nosso sistema público de saúde provou-se, mais uma vez, extremamente necessário. Sendo assim, caso esse seja tema de uma proposta de redação do Enem, pode-se dizer que é um assunto esperado.

Primeiramente, é importante conhecer o SUS com um pouco mais de detalhes. Pesquisar sobre a criação, a implantação e quais os serviços oferecidos pelo sistema são um excelente início de recolhimento de informações, além de servirem de conhecimento para a vida, já que o SUS é parte integrante de nossa sociedade e de nosso dia a dia (aliás, já deve ter sido possível perceber que todas as informações já sugeridas aqui para serem recolhidas e estudadas são úteis para conhecermos o funcionamento da sociedade que nos cerca). Recolher dados acerca de outros sistemas de saúde ao redor do mundo pode ser também uma ótima adição à argumentação na hora da produção de texto, já que comparações podem ser feitas. Índices de poder aquisitivo do país também podem ser bastante úteis numa construção de argumentação, já que em alguns lugares, como no  Brasil, um sistema público de saúde é a única opção para muitas pessoas. Ainda há muitos dados relacionados a serem pesquisados, como um mal uso que a própria população eventualmente possa fazer do SUS (faltas não justificadas em consultas agendadas, por exemplo) e muitos outros itens que podem enriquecer o embasamento da redação.

A seguir, é hora de construir a argumentação. No caso de um tema como o SUS, as possibilidades podem resvalar na melhora de pontos específicos e/ou em uma reforma completa do sistema. Em qualquer uma delas, é necessário levar em conta que a saúde é um direito, e não área para lucro. Portanto, a extinção do SUS e a consequente negação do direito à saúde de uma grande parcela da população brasileira muito provavelmente esbarrará no ferimento aos direitos humanos, o que não é uma boa ideia a ser defendida (nem na prova do Enem, nem na vida). Levando tudo isso em conta, ao estabelecer a situação atual do sistema, comprovar a necessidade dele para muitos em nosso país e demonstrar os problemas, bem como a necessidade de consertá-los para ampliar e melhorar o serviço pode-se ter um bom caminho construído para dar abertura para a(s) proposta(s) de intervenção.

Para as sugestões de solução, as ações podem variar desde melhoras em questões específicas, uma reforma completa no funcionamento do sistema até a conscientização da própria população para um uso mais correto do SUS. Todas devem ser muito bem detalhadas, como sempre, quer o candidato opte por desenvolver apenas uma delas, quer opte por abarcar soluções para todas as questões tratadas ao longo da produção. O importante é sempre descrever muito bem o que será feito, por quem, de que forma e quais os efeitos esperados.

O que acharam da possibilidade de tema desta semana? Mais fácil ou mais difícil do que alguma das anteriores? Já desenvolveram algum tema parecido? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917