Possibilidades para a Redação do Enem 2021: Saúde Preventiva

Dentre os temas que permearam e ainda permeiam o isolamento social (saúde mental, vacinação, pandemia), a saúde preventiva também esteve em voga. Por saúde preventiva, entenda-se, não estamos nos referindo ao uso indiscriminado e não recomendado por médicos de medicamentos, e sim ao cuidado natural de corpo e mente que auxilia na prevenção ao desenvolvimento de doenças. Com o surgimento do coronavírus, que ataca fraquezas do sistema imunológico (por isso a preocupação em vacinar idosos e pessoas com comorbidades primeiro), o cuidado básico com a saúde, para reforço do sistema imunológico, entrou em pauta nas reportagens e nas conversas do dia a dia.

Com esse tema rodeando os assuntos, nada mais justo do que considerá-lo como possível pauta de redação do Enem 2021. A prova pode trazer o tópico para incentivar, como sempre faz, a proposta de soluções relacionadas, já que no Brasil a saúde preventiva não é algo tão popularizado. Exercícios, alimentação saudável e check ups médicos anuais são apenas algumas das maneiras de cuidar da saúde e que não são tão difundidas assim como rotinas entre nossa população. Sendo assim, a falta de difusão desses meios de prevenção na sociedade brasileira e a falta de investimento governamental na divulgação dos mesmos podem ser algumas das problemáticas tratadas na redação.

Para desenvolver uma dissertação argumentativa nesse caso, é preciso comprovar que a saúde preventiva realmente não é difundida de forma satisfatória em nosso país, inicialmente utilizando índices de exercício, alimentação saudável e check ups preventivos entre os brasileiros. Também, é interessante pesquisar sobre e procurar conhecer os programas que já existem no SUS. Além de todos esses, outro índice importante é o econômico, já que com a saúde preventiva é sabido que economiza-se um grande montante em tratamentos para doenças desenvolvidas pela população com a falta de cuidados prévios com a saúde. Por isso, conhecer todos esses dados e utilizá-los para comprovar a necessidade de instaurar políticas mais abrangentes e intensas de saúde preventiva é o objetivo do candidato que se deparar com esse tema.

Por fim, as propostas de intervenção, a partir das problemáticas possíveis, podem “atacar” várias frentes (lembrando, no entanto, que uma sugestão bem detalhada é suficiente). Investimento do governo em programas de saúde preventiva e no SUS, orientação da própria população para seguir medidas de cuidado à saúde dada pelo candidato e campanhas feitas por vários órgãos (governo, mídia, ONGs) estão entre as possibilidades de sugestões de solução. Com todos esses itens bem organizados, é possível construir uma boa redação!

O que acharam da possibilidade de tema dessa semana? Teriam facilidade para construir uma redação falando de saúde preventiva? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

https://www.youtube.com/watch?v=qDnqn_MMRkY

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917