Possíveis Temas Redação Enem 2014 – Cultura

Na continuação de nossa série sobre possíveis temas de redação para o Enem 2014, hoje teremos como assunto a cultura. Primeiramente, é necessário se lembrar da diferença de assunto e tema. Veja nosso artigo com essa explicação aqui.

Agora, confira nossa lista com possíveis temas dentro do assunto “Cultura”. Aproveite-os como dicas de estudo e propostas de redação.

1) Culturas minoritárias no Brasil: o desafio de entender o diferente

Nesse tema, poderiam surgir textos de apoio que abordassem as culturas indígenas e afro-brasileiras, dentre outras minoritárias, sendo possível direcionar a proposta para questões de alimentação, vestimenta, estrutura familiar, crença religiosa, etc. Como proposta de intervenção, seria necessário desenvolver uma ação viável para aumentar a compreensão e a tolerância ao diferente da maioria.

2) A atual situação cultural brasileira: imbecilização ou pluralismo?

Por um lado, a mídia televisiva proporciona uma cultura cada vez menos crítica e formadora e mais de entretenimento. Exemplos disso são programas de reality show e de auditório e as telenovelas. Por outro lado, há uma cultura emergente pouco compreendida e aceita, por exemplo, grafiteiros e rappers. A simultaneidade de diversos aspectos culturais na atualidade poderia ser um bom estopim para uma argumentação. Mas cuidado! Em temas mais polêmicos, sempre tenha muita atenção em não escrever nada que fira os direitos humanos.

3) O poder das leis em mudar a cultura brasileira

Se as leis têm ou não o poder de mudar a cultura é o posicionamento que seria exigido do estudante na escrita dessa proposta. Inegavelmente, a população, ao cumprir uma lei, está mudando seus hábitos. Mas seria a cultura algo mais forte do que os hábitos? Os costumes dos brasileiros e novas leis criadas, como Lei Seca e Lei da Palmada, poderiam ser confrontados em uma argumentação a fim de refletir a interferência das leis na rotina brasileira.

4) A leitura como aspecto cultural: importância e alternativas

Índices mostrando a frequência de leitura de um brasileiro, os tipos literários mais lnecessárioidos e a relação entre leitura e formação escolar são exemplos de dados que poderiam estar presentes na coletânea de uma proposta de redação com esse tema. Além disso, a redação deveria abordar a importância da leitura como: o aumento de vocabulário, formação crítica e novos aprendizados. Outro aspecto necessário seria demonstrar alternativas de utilização da leitura para aumento cultural, por exemplo, incentivo a visitas em bibliotecas, disponibilização de mais e-books, etc.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.