O prazo para aditamento de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro. O procedimento é obrigatório para que os beneficiados pelo programa possam continuar utilizando-o no período seguinte.
O procedimento é inciado pela faculdade, universidade ou centro universitário que oferece o curso para o qual o aluno obteve o financiamento. Após inclusão dos dados da instituição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), os estudantes devem acessá-lo para confirmação dos dados enviados.
Na renovação simplificada, este único procedimento já garante o aditamento do estudante. Já na considerada não simplificada, em que haverá mudança de uma ou mais das cláusulas do contrato, o aluno deve levar a documentação comprobatória ao agente financeiro – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal – para formalizar o processo.
Será nesta mesma data que expirará também o período para outros procedimentos importantes relacionados ao Fies, como a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e a solicitação da dilatação do prazo de utilização do fundo de financiamento.
De acordo com dados oficiais divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) referentes ao balanço parcial, até o final da tarde desta quinta-feira (16) a quantidade de aditamentos finalizados já era de 1.005.547, o que equivale a cerca de 78% de 1,28 milhão de contratos previstos para este semestre.
Fonte: MEC