Prazo de Isenção da Inscrição do Enem 2018 é Estendido Para 15 de Abril

Na tarde desta sexta-feira (06), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – foi estendido até a data de 15 abril. A previsão inicial era para o dia 11 do mesmo mês.

Da mesma maneira, o período para candidatos faltosos no Enem 2017 e beneficiados com a isenção naquela oportunidade realizarem a justificativa de sua ausência também foi ampliado, encerrando-se na mesma data dos pedidos de isenção.

Segundo a assessoria de comunicação social do MEC, a dilatação do prazo foi promovida para possibilitar que todos os candidatos que de fato têm direito a isenção possam se adaptar as mudanças e fazer o pedido para obter o benefício de não ter que quitar a taxa de R$ 82,00:

A ampliação no prazo, divulgada nesta sexta feira, 6, pelo Diário Oficial da União (DOU), foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do exame.

Têm direito a isenção da inscrição do Enem 2018 os participantes que vão concluir o ensino médio em 2018 em escolas da rede pública, inscritos no Programa de Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Identificação Social (NIS), que se enquadram nas condições da Lei nº 12.799/2013 ou que prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no ano passado para certificação do ensino médio e obtiveram a pontuação necessária.

Todo o processo para solicitar a isenção deve ser realizado pela internet, de graça, no sistema do Inep. As orientações para fazê-lo com todos os detalhes, incluindo o passo a passo, podem ser conferidas neste artigo.

Fonte: Portal MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.