Prazo de Pagamento da Taxa de Inscrição do Enem 2017 Termina Hoje

O prazo para candidatos não isentos do Exame Nacional do Ensino Médio realizarem o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 termina nesta quarta-feira, 24 de maio. É imprescindível quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU), caso contrário esses estudantes estarão fora das provas que ocorrem em novembro.

Após gerar e imprimir o boleto referente a taxa, que tem valor de 82 reais, o candidato pode efetuar o pagamento em qualquer agência de rede bancária (Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outras), casas lotéricas ou até mesmo unidades dos Correios.

Seguem algumas orientações feitas pelo próprio Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – para que o candidato não tenha problemas ao gerar e pagar a GRU da inscrição do Enem 2017:

  • atentar ao horário limite de pagamentos aceito pelos caixas eletrônicos ou sistemas online (internet banking) de cada banco;
  • gerar/imprimir a GRU somente no Sistema de Inscrição ou na Página do Participante (saiba como fazê-lo aqui), uma vez que o Inep notificou que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de boleto gerado fora de seu sistema;
  • não colocar valor diferente de R$ 82,00 no momento da transação (o instituto alertou que também não aceitará inscrições em valores diferentes).
Boleto da taxa de inscrição Enem 2017. Imagem: Reprodução/Inep.

O prazo pedido pelas instituições bancárias para confirmação do pagamento é de 3 dias úteis. Como o sistema do Enem irá confirmar a inscrição somente depois do processamento do pagamento pelo Banco do Brasil, é absolutamente normal que até 29 de maio, próxima segunda-feira, a situação da inscrição do candidato na página do participante esteja como “inscrição não confirmada”, conforme esclarecemos neste artigo.

De qualquer forma, recomendamos aos candidatos que guardem o comprovante de pagamento (seja digital ou impresso), pois pode ser necessário caso o sistema do Inep apresente inconsistências e por ventura não confirme a inscrição do candidato futuramente.

O balanço final com o número definitivo de participantes com inscrição confirmada no Enem 2017 será confirmado em 30 de maio, após o período para compensação dos boletos quitados.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.