Prazo Para Pagar Taxa de Inscrição do Enem 2016 Encerra Hoje

Os candidatos que realizaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e não são isentos (aqueles que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas ou pessoas carentes), têm até às 21h59 desta quarta-feira (25) para providenciar o pagamento da taxa no valor de R$ 68.

Quem ainda não imprimiu o boleto referente ao Guia de Recolhimento da Uinião (GRU) pode fazê-lo seguindo as orientações contidas neste artigo tutorial. Com o guia em mãos, o candidato poderá realizar o pagamento em qualquer banco da rede privada, Caixa Econômica ou Banco do Brasil, agência do Correio ou casa lotérica.

Depois de quitar a conta, basta guardar o recibo (impresso ou digital) caso seja necessário comprovar o pagamento posteriormente e aguardar a homologação da inscrição no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Vale mencionar que a confirmação da inscrição na página de acompanhamento do Enem deve levar alguns dias ou até mesmo semanas, em virtude do prazo para compensação do boleto pago e também da atualização do próprio sistema por parte dos técnicos do Inep.

Desta forma, é absolutamente natural se deparar com alguma frase informando que a inscrição não foi confirmada no sistema logo após o pagamento. Recomendamos, inclusive, a leitura desta matéria que relata casos recorrentes sobre o assunto na edição de 2015.

Conforme balanço do Ministério da Educação (MEC) com dados das inscrições do Enem 2016, dos 9,2 milhões de inscrito certa de 2,7 mi devem quitar a taxa para confirmar a participação no exame.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.