Prefeitura de Recife Divulga Programa Que Dá Isenção da Taxa do Enem

A Prefeitura Municipal de Recife, capital do estado de Pernambuco, realizou evento recentemente para divulgar o programa ID Jovem – Identidade Jovem, que proporciona aos cadastrados uma série de benefícios, incluindo a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, os adolescentes e jovens cadastrados no programa também têm direito ao acesso via ingressos de meia-entrada em eventos culturais ou esportivos, bem como descontos em viagens nos diversos estados de todo o país.

De acordo com dados oficiais da Prefeitura de Recife, o programa está disponível na cidade há praticamente um ano e recebeu apenas 1.178 registros dentre os cerca de 90 mil que se encaixam no perfil exigido.

As exigências para participação no ID Jovem, que está disponível em diversos outros estados, a exemplo do Amazonas (veja aqui), são:

  1. Possuir idade entre 15 e 29 anos;
  2. Pertencer a família com renda mensal de até dois salários mínimos;
  3. Estar inscrito (a) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico).

A inscrição deve ser realizada diretamente no site do projeto, pelo endereço eletrônico idjovem.com. Além dos dados e documentos pessoais, será preciso também informar o NIS – Número de Identificação Social – vinculado ao Cadúnico. Quem preferir pode se cadastrar pelo aplicativo oficial nas principais lojas virtuais.

Após finalizar seu cadastro, os jovens podem imprimir o cartão ou simplesmente mostrar uma imagem do mesmo no celular, acompanhado de um documento de identificação pessoal com foto.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.