Vamos aproveitar que último artigo do Guia de Profissões do infoEnem 2013 foi sobre educação física (leia o artigo) e falar um pouco sobre um assunto que muitos estudantes acabam esquecendo. Praticar exercícios físicos não serve apenas para manter o corpo em forma. Os benefícios vão muto além da aparência. Tão além que, muitas vezes, acabam sendo decisivos na hora de fazer a prova do Enem e conseguir aquela sonhada vaga numa universidade.

Primeiro vamos ao “dever de casa”. Quem pratica exercício físico regularmente:

 

  1. Aumenta a resistência física;
  2. Diminui os batimentos cardíacos, pois o coração torna-se mais eficiente em bombear sangue por todo o corpo;
  3. Melhora, claro, a circulação do sangue;
  4. Diminui drasticamente as chances de problemas cardíacos;
  5. Fortalece e alonga os músculos;
  6. Ajuda a manter o peso dentro dos limites considerados saudáveis;
  7. Ajuda na liberação de vários hormônios, dentre eles a adrenalina, que leva a sensação de bem estar durante e após os exercícios;
  8. Ajuda a regular o sono;
  9. Exige do praticante determinação e foco.

Dos benefícios enumerados acima (existem muitos outros), certamente você já conhecia alguns  ou até todos. A pergunta é: O que isso tem a ver com um bom desempenho no Enem?

Oras! Absolutamente tudo!

Converse, por exemplo, com pessoas que obtiveram sucesso em edições anteriores. Certamente irá perceber que essas pessoas apresentam grande controle emocional. Afinal a pressão é enorme e, principalmente na hora da prova, os nervos precisam estar bem controlados. O item 7 ajuda (e muito) no combate ao estresse, um dos grandes vilões dos vestibulandos!

Ainda acha pouco ter uma arma no combate ao estresse? Ok! Pense no item 8, então. A preparação para o Enem envolve uma organização (e cumprimento!) da rotina de estudos. E não há dúvidas de que as pessoas que apresentam problemas como insônia, invariavelmente, terão problemas para adequar sua rotina de estudos às noites mal dormidas.

Quer mais? Quantas vezes você já ouviu falar que, para arrebentar no vestibular, é necessário ter muita determinação e foco? Acha mesmo coincidência que essas características sejam típicas em um esportista? De fato, não é! Pessoas que praticam exercícios físicos de maneira rotineira, desenvolvem (e aprimoram) virtudes como determinação e concentração!

Assim sendo, de agora em diante, quando pensar na preparação para uma prova tão longa como o Enem (Opa! Precisa ter resistência física também – item 1 da nossa lista), você precisa entender que é um conjunto de virtudes e atitudes que te levarão ao sucesso. Não são apenas as horas de estudo. A qualidade também conta. E a prática regular de exercício físico é, certamente, uma das suas maiores armas para atingir o equilíbrio emocional e a disciplina, características extremamente necessárias para, de fato, ser um sério candidato  às vagas em disputa.

Portanto, se você já está estressado de tanto estudar, não consegue dormir direito ou está percebendo que não consegue manter o foco nos estudos, é bom começar a se mexer. Caminhar, nadar, correr, jogar futebol ou fazer academia. Não importa qual atividade física irá escolher. O importante é cansar o corpo para descansar a mente!

Desejamos bons exercícios e, consequentemente, bons estudos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.