Preparativos Para o Segundo Dia do Enem 2021

Depois de muita expectativa e ansiedade, podemos dizer que tudo ocorreu de forma tranquila no primeiro dia de provas do Enem 2021. Apesar de um tema de redação que surpreendeu a maioria dos participantes, as questões do Enem mantiveram o seu formato e conteúdos abordados, com apenas pequenas modificações, como já era esperado. No entanto, como você já sabe, a prova ainda não acabou, e temos mais uma importante etapa deste exame! Desta forma, vamos apresentar a seguir as principais informações referentes ao segundo dia de provas do Enem 2021, destacando o que muda em relação ao primeiro dia do exame.

 Mesmos horários de abertura e fechamento dos portões

Uma dúvida que costuma acompanhar os participantes deste exame se dá em relação aos horários importantes para os dias de provas do Enem. Em relação a isso, a grande maioria dos horários são mantidos (horário de abertura e fechamento dos portões, início da aplicação da prova e horário mínimo para a saída sem o caderno de questões). As únicas alterações em relação aos horários são em relação ao horário mínimo para a saída com o caderno de questões, (o novo horário passa a ser 18:00) e também o horário máximo para o término das provas (passa a ser 18:30). Essa mudança acontece porque não temos no segundo dia a prova de redação. Sendo assim, embora os alunos tenham um pouco mais de tempo para resolver cada exercício, a duração total do exame diminui. Veja a seguir os novos horários para o segundo dia de aplicação das provas do Enem 2021:

  • Abertura dos portões: 12:00.
  • Fechamento dos portões: 13:00.
  • Início da aplicação das provas: 13:30.
  • Horário mínimo de saída para candidatos sem o caderno de questões: 15:30.
  • Horário mínimo de saída para candidatos com o caderno de questões: 18:00.
  • Horário máximo para o término das provas: 18:30.

Itens necessários continuam sendo os mesmos!

Outra dúvida comum entre os participantes está relacionada com o que levar no segundo dia de provas do Enem. Neste caso, os candidatos deverão portar os mesmos itens, ou seja:

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta preta e;
  • Máscara de proteção contra a COVID-19.

Além disso, os itens apresentados abaixo são recomendados, mas não obrigatórios:

  • Garrafa de água (material transparente);
  • Refeição leve para o período de provas (como chocolates ou barras de cereais) e;
  • Álcool em gel para desinfecção das mãos.

Quais são as disciplinas cobradas no segundo dia de provas do Enem 2021?

Para o segundo dia de provas do Enem 2021, serão abordas as questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (que incluem química, física e biologia) além de 45 questões de Matemática e Suas tecnologias.

Desta maneira, finalizamos mais um informativo sobre o segundo dia de provas do Enem 2021. Aproveitamos para reforçar novamente um desejo de boa sorte a todos, e temos certeza que a preparação realizada ao longo deste ano será devidamente recompensada!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/