Principais divisões da estatística no Enem

Como você deve ter acompanhado, uma das áreas mais abordadas nas provas do Enem nos últimos anos foi a estatística, conteúdo muito importante para os alunos de todas as áreas do conhecimento. Além disso, a estatística é dividida em diferentes áreas, cada uma com sua respectiva importância. Para entendermos melhor alguns destes conteúdos, vamos apresentar a seguir as principais divisões e áreas de estudo da estatística, assim como um exercício retirado da prova do Enem, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o exame.

Quais assuntos são estudados pela estatística?

Quando falamos que a estatística é uma área muito abordada nas provas do Enem, alguns alunos podem ficar em dúvida sobre quais temas são abordados nesta área. Para isso, vamos apresentar a seguir os principais temas, que estão agrupados em três categorias principais: representação gráfica, medidas de tendências centrais e medidas de dispersão.

  • Representação gráfica: A representação gráfica é uma das áreas mais abordadas da estatística no Enem, uma vez que não possui equações e exige raciocínio por parte do aluno. Entre os exercícios mais comuns desta área estão aqueles que envolvem representações e interpretações de resultados de gráficos e tabelas, simples ou com intervalos diferentes. Com certeza é uma categoria para ficarmos de olho!
  • Medidas de tendências centrais: Já as medidas de tendências centrais são muito utilizadas em conjunto com a representação gráfica. Estas medidas possuem como finalidade representar um conjunto numérico através de um único valor. As principais destas medidas são as médias, a mediana e também a moda.
  • Medidas de dispersão: Por fim, temos as medidas de dispersão, que buscam estimar um erro e a dispersão dos dados em relação aos valores centrais. As principais medidas de dispersão utilizadas são a amplitude, a variância e o desvio padrão.

Vale ressaltar que em alguns exercícios do Enem e demais vestibulares, estes conteúdos são abordados todos juntos, visto que são conteúdos complementares e que podem ser facilmente combinados!

Questão do Enem

Você pôde acompanhar nessa postagem e também em postagens anteriores que os conteúdos relacionados à estatística são frequentes nas provas do Enem. Para exemplificar como o conteúdo pode ser abordado durante o exame, apresentaremos uma questão do Enem 2020, que utiliza um dos assuntos mais conhecidos entre as medidas de tendência central, as médias. Confira!

“O técnico de um time de basquete pretende aumentar a estatura média de sua equipe de 1,93 m para, no mínimo, 1,99 m. Para tanto, dentre os 15 jogadores que fazem parte de sua equipe, irá substituir os quatro mais baixos, de estaturas: 1,78 m, 1,82 m, 1,84 m e 1,86 m. Para isso, o técnico contratou um novo jogador de 2,02 m. Os outros três jogadores que ele ainda precisa contratar devem satisfazer à sua necessidade de aumentar a média das estaturas da equipe. Ele fi xará a média das estaturas para os três jogadores que ainda precisa contratar dentro do critério inicialmente estabelecido.

Qual deverá ser a média mínima das estaturas, em metro, que ele deverá fixar para o grupo de três novos jogadores que ainda irá contratar?”

a) 1,96.

b) 1,98.

c) 2,05.

d) 2,06.

e) 2,08.

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/