De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), o processo de matrícula em 48 universidades e institutos federais que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tinha sido interrompido por decisão do comando de greve nacional.
Contrariando a Fasubra, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota negando a referida interrupção, motivada pela greve dos servidores das instituições federais.
Segundo o MEC, foi constado o esforço dos reitores para assegurar o direito dos estudantes em 21 universidades federais que oferecem vagas para este segundo semestre. “O MEC faz o acompanhamento das matrículas, caso a caso, e orienta as universidades que enfrentam problemas mais agudos com o movimento grevista dos funcionários para que lancem mão do sistema de matrículas pela internet” garante o texto.
Entretanto, de acordo com o próprio MEC, um balanço do primeiro dia de matrículas apontou problemas nas universidades federais do Ceará (UFC), Piauí (UFPI), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de alguns campi da Federal do Tocantins (UFT) e da Tecnológica do Paraná (UFTPR).
Aconselhamos os aprovados para que mantenham atenção nas datas e que busquem informações mais detalhadas nas suas respectivas universidades ou institutos no qual foram convocados para a matrícula, comparecendo ao local para possível efetivação da mesma.
Vale ressaltar que a matrícula em primeira chamada começou ontem e termina em 9 de julho.
De concreto, apenas o triste constrangimento que esses estudantes estão tendo que passar num momento que deveria ser apenas de alegria.
Veja também:
- Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem
- Sisu 2012/2: alterações no calendário e balanço geral
- Cronograma do Sisu 2º/2012
- Saiba as últimas notícias sobre Sisu
- O que é Sisu?