Processo Seletivo UEMS/2012

Os estudantes que pretendem ingressar na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2012 devem ficar atentos a partir de janeiro, mês em que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ao ar. Este é o segundo ano consecutivo que a universidade adota em 100% o sistema, abandonando o vestibular tradicional e utilizando exclusiva e integralmente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar seus alunos.

Em reunião com a equipe administrativa na semana passada, o reitor Fábio Edir destacou que “este é o momento de acertar estratégias para garantir que todos os que sonham em cursar a UEMS tenham a possibilidade de concorrer ao processo seletivo”.

A chefe da Divisão do Processo Seletivo, Márcia Regina Martins Alvarenga, acredita que esta forma de seleção tem possibilitado maior acesso à Universidade, já que mais de 122 mil pessoas, só do Mato Grosso do Sul, se inscreveram no Enem deste ano. Com relação ao Sisu 2011, a UEMS teve mais de 20 mil inscritos, dado nunca alcançado com o vestibular convencional.

Nesta edição de 2012, o processo seletivo da instituição oferecerá 2370 vagas em 53 cursos. Os candidatos que se encaixarem na política de ações afirmativas poderão concorrer às cotas para negros, desde que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral, e também as cotas para indígenas. A seleção de candidatos para as cotas de ações afirmativas também é realizada via Sisu.

A previsão do Ministério da Educação é de que o resultado do Enem seja divulgado na primeira semana de janeiro, mais precisamente no dia 4. Já a abertura do processo de inscrição dos alunos no Sistema de Seleção Unificada deve iniciar ainda na primeira quinzena de janeiro, momento em que o candidato deve manifestar seu interesse pelos cursos da UEMS.

Assim que o período de inscrição abrir, o estudante que realizou o Enem 2011 e que pleiteia uma vaga na UEMS e em outras instituições que participam do Sisu 2012 deve acessar o site oficial do sistema e efetuar sua inscrição.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo UEMS/2012, acesse o site da instituição http://www.uems.br/portal/ ou a nossa página sobre o Sisu, https://www.infoenem.com.br/sisu/.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.