Projeto de Lei limita Vagas em Universidades Via Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresce ano a ano, sendo que cada vez mais instituições de ensino superior vem aderindo ao exame como forma de seleção de candidatos, especialmente por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas nem todos são a favor deste modelo. De acordo com o site da Agência Senado, um projeto de lei que visa limitar o a oferta de vagas pelo Enem já esta em andamento.

O responsável pelo projeto, Senador Cássio Cunha, pretende restringir a uma porcentagem máxima de 60% as vagas de qualquer instituição que poderiam ser preenchidas via exame nacional. O restante das oportunidades seria ocupado pelo próprio vestibular tradicional das instituições. De acordo a matéria, a intenção é “garantir a sobrevivência de processos seletivos próprios, com valorização da realidade regional e das peculiaridades de cada curso”.

O senador explica que, por mais que o Enem seja de extrema importância para os estudantes, tem se tornado cada vez mais seletivo com questões elaboradas e de nível de dificuldade muito elevado.

A proposta apresenta um projeto chamado Banco de Avaliação, que consistiria num sistema de avaliação seriada, sendo aplicado nos três anos do ensino médio através de testes unificados do estado e que também levaria em consideração o desempenho no Enem. Cássio ainda esclarece que o sistema não seria obrigatório e poderia ser aderido por instituições públicas ou privadas, através de um convênio.

O Projeto está sendo avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), devendo posteriormente passar pelo crivo da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 
Fonte: Agência Senado

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.