O ProUni (Programa Universidade para Todos) vai ofertar, nesta primeira edição desse ano, 144.639 bolsas de estudo. Dessas, 99.223 são integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade). As inscrições para o programa começam na próxima quinta-feira, dia 17, e vão até as 23h59 do dia 21, pelo horário de Brasília.
Vale reforçar que, assim como ocorreu no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), todas as inscrições para o ProUni deverão ser feitas exclusivamente na internet .
A oferta de bolsas de estudos está disponível na página do programa. Nesse mesmo site, o candidato fará as inscrições, a partir de quinta-feira, 17.
Para pleitear uma bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter conseguido nota acima de zero na redação. Além disso, conforme as novas regras do programa divulgadas no final do ano passado, também é necessário ter atingido pelo menos 450 pontos na média das cinco provas do Enem.
O candidato precisa ainda atender exigências de caráter socioeconômico, como ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista, além de comprovar renda familiar máxima de 3 salários mínimos por pessoa (bolsas parciais). Para poder concorrer às bolsas integrais, a renda familiar deve ser de até 1,5 salario mínimo per capta.
Ao anunciar, nesta segunda-feira, 14, em Brasília, que os estudantes já podem conferir as bolsas disponíveis, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o ProUni como uma forma de o estudante de baixa renda ter acesso à educação superior, já que o setor privado representa 73% do total das vagas. “É enorme o interesse de entrar em uma universidade e fazer um curso superior, e o ProUni é uma nova possibilidade”, afirmou o ministro. “Com o programa, os estudantes de baixa renda podem estudar de graça em uma universidade particular.”
Para entender o funcionamento e os procedimentos do sistema do Prouni, adquira nosso “Manual para o ProUni 2013”. O processo é simples, prático e gratuito.
Veja também:
1 comment
Acho muito bom receber gratuitamente informações sobre o pragrama do governo SISU e PRO UNI pois traz mais segurança e credibilidade para com os participantes que realmente prescisa por serem verdadeiros os seus cadastros e todas informações contidas por tanto fico mais segura em receber o manual pois ficarei atenta quanto as fraldes .Ficarei mais bem preparada para competir com meus colegas por uma vaga em uma universidade ,que cá pra nós deveria ser todas de graça e com qualidade pois sem educação o país não cresce não anda pra frente por isso a educação tinha que ser de livre e espontânea vontade para todos e não com tanta concorrência para poder estudar e disputa ,tinha que ser igual o arroz com feijão pro brasileiros para todos e não como caviar só pra elite .Não querro dizer que não tivemos progresso tivemos sim mais ainda é apenas um grãozinho de gelo da ponta do iceberg temosque lutar ainda mais por melhorias querremos estudar de graça e com qualidade.