Prouni 2015/2 Libera Consulta de Cursos e Bolsas

O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta sexta-feira (12) a consulta das bolsas disponíveis na segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni), que ofertará 116.004 oportunidades em 856 instituições particulares de ensino superior.

Para fazer a consulta, basta acessar o sistema informatizado do programa (siteprouni.mec.gov.br) e clicar no botão “Pesquisar bolsas”. Na tela que abrir, a pesquisa poderá ser realizada com base no nome do curso, instituição ou município de oferta.

Houve crescimento na quantidade de bolsas em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Prouni disponibilizou 115.101 benefícios. Em contrapartida, o número de bolsas integrais, referente a 100% da mensalidade do aluno, reduziu: 68.971 nesta edição contra 73.601 em 2014.

Conforme explicado pelo MEC, a relação entre bolsas integrais e parciais é definida pelas próprias faculdades participantes do processo seletivo do Prouni, desde que respeitem a quantidade mínima para obter isenção.

O programa atende estudantes que realizaram todo o ensino médio em escola pública e que não possuem graduação em curso superior. As bolsas integrais são destinadas àqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais exigem renda familiar per capta de até 3 salários.

Além desses pré-requisitos, o candidato também deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e ter obtido 450 pontos na média das notas, bem como não ter zerado a redação.

As inscrições para o Prouni 2015/2 começam na próxima terça-feira (16) e seguem até às 23h59 do dia 18.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.