Amanhã, terça-feira, dia 13 de dezembro, começa a edição de 2016 do Enem PPL – versão do exame nacional do ensino médio destinada às pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
O modelo dessa prova é exatamente o mesmo do que o aplicado aos estudantes de todo o país, visando evidentemente a isonomia do exame. São dois dias de prova , 180 questões objetivas e uma produção textual (redação). Amanhã (dia 13), serão apicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e terá a duração máxima de 4h30. Já no segundo dia, dia 14, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), matemática e redação. Na quarta, devido à produção textual, a prova terá uma hora a mais do que o dia anterior, ou seja, a duração será de 5h30.
A edição do Enem PPL deste ano será aplicada em 1,2 mil unidades indicadas pelos órgãos prisionais e socioeducativos de cada unidade da Federação. Embora destinada à pessoas privadas de liberdade, os números são surpreendentes. São mais 54 mil inscritos, sendo que 42,5 mil tentarão a certificação do ensino médio.
A grande maioria dos inscritos concentra-se na região sudeste. Veja abaixo a porcentagem de inscritos em cada região do país:
- Sudeste – 58%
- Sul – 17%
- Nordeste – 12%
- Centro-Oeste – 7%
- Norte – 6%
Vale ressaltar que os resultados do exame serão disponibilizados para os responsáveis pedagógicos das instituições de administração prisional e socioeducativa. Estes, por sua vez, estarão encarregados de repassar aos participantes as informações relativas aos desempenhos de cada um nas provas, assim como auxiliar e encaminhar os interessados à participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior, como o Prouni e o Fies.
Fote: Mec
1 comment
Boa tarde. Sabe informar se essa prova do enem PPL será disponibilizada na internet?