Provas do Enem 2014 devem ser aplicadas em novembro

A publicação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 contendo o calendário oficial com o prazo de inscrições, datas das provas, da liberação dos gabaritos e da divulgação do resultado ainda não foi publicado. Como tem recorrido nos últimos anos, deve ocorrer no mês de maio, juntamente com as inscrições (veja nossa previsão).

Entretanto, como já reforçamos em vários artigos em nosso Portal, os estudantes não devem aguardar a liberação do cronograma oficial para início dos estudos. Pelo contrário, quanto antes começarem, melhor. E para lhe ajudar a organizar e planejar de maneira adequada seus estudos, faremos hoje nossa previsão das datas das provas do Enem 2014.

Normalmente as provas do Enem são aplicadas no mês de outubro, com exceção dos anos em que haviam eleições, sejam presidenciais ou municipais. Nestes anos, as edições do exame sempre foram marcadas para o mês de novembro, após a realização das eleições. Confira tais informações abaixo.

Eleições 2010: Primeiro turno – 3 de outubro / Segundo turno – 31 de outubro.
Enem 2010: Dias 6 e 7 de novembro.

Eleições Municipais 2012: Primeiro turno – 7 de outubro / Segundo turno – 28 de outubro.
Enem 2012: Dias 3 e 4 de novembro.

Repare que, nos dois últimos anos eleitorais, o Enem foi realizado no primeiro fim de semana após a data do segundo turno. Como neste ano de 2014 as eleições estão marcadas para 5 de outubro (primeiro turno) e 26 de outubro (segundo turno), tudo nos leva a crer que as provas do maior exame do Brasil sejam aplicadas nos dias 1 e 2 de novembro.

Ressaltamos que esta data ainda não é oficial e que não temos nenhuma fonte dentro do Ministério da Educação. Esta previsão foi feita, conforme mostrado na matéria, com base nas ocorrências dos últimos anos do Enem.

Desta forma, você que vai prestar o exame este ano tem mais de 7 meses para estudar e se preparar da melhor maneira possível para o exame.

Como dissesmos anteriormente, um bom planejamento é fundamental. Mas isso é assunto para outro artigo. Continue nos acompanhando que em breve publicaremos dicas para você elaborar um planejamento de estudos para o Enem 2014.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.