Publicado o Resultado do Enem 2015 Por Escolas – Confira

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicaram, nesta terça-feira (04), o resultado da edição do Enem 2015 por escolas, como já havíamos adiantado aqui.

De acordo com os dados divulgados, das 25.777 escolas públicas e privadas com alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio, 14.998 participaram do exame nacional do ano passado. Do total de 2.085.245 alunos inscritos no último ano desta etapa, 1.385.394 se inscreveram para fazer as provas.

Ainda segundo o relatório, a maior média geral dos participantes do Enem 2015 por escola foi 555 pontos, na prova de Ciências Humanas. O desempenho médio mais baixo, em contrapartida, foi 475 pontos, na área de Matemática. No gráfico a seguir estão detalhadas as médias gerais em cada prova, incluindo a redação, nas edições de 2014 ou de 2015.

media_geral

Vale esclarecer que as escolas recebem classificações diferentes segundo “variáveis de contexto” que levam em conta a realidade de cada uma delas. Entre os parâmetros usados, temos o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), para os alunos, e os indicadores de Formação Docente, de Permanência na Escola (Ensino Médio) e de Porte, para as instituições.

Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. Com eles em mãos, juntamente com o resultado do Enem por escola, o Inep cria o polêmico ranking dessas instituições.

Por esse motivo, o próprio instituto alerta que os resultados desta edição especial, principalmente a lista com o ranking, devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária e há uso destes indicadores na avaliação.

Conforme as regras, puderam participar escolas com o número absoluto mínimo de 10 alunos participantes do Enem 2015, além de ter taxa de participação igual ou superior a 50% da turma.

Para ver mais detalhes, incluindo a apresentação dos dados pelo MEC e Inep, acesse este informativo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.