Quais são os tipos de entalpia cobrados no Enem?

Em nossa postagem de hoje, vamos discutir um assunto muito importante para o estudo da termoquímica, que é a entalpia. Para isso, vamos apresentar uma breve explicação sobre o que é a entalpia e sobre seus diferentes tipos. Na parte final da postagem, apresentaremos também uma questão retirada do próprio Enem, para que você entenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Tipos de entalpia

Antes de falarmos sobre os diferentes tipos de entalpia, é necessário compreender o que é a entalpia. A entalpia é um dos conceitos mais importantes para a termoquímica, e serve para avaliar a energia de uma substância. Perceba que não conseguimos medir a entalpia de uma substância experimentalmente, sendo necessário trabalhar com a variação de entalpia nas reações químicas e nas mudanças de estado físico.

Apesar disso, vamos trabalhar com diferentes tipos de entalpia, que são decorrentes de diferentes tipos de reações e mudanças de estado. Desta forma, veja a seguir os principais tipos de entalpia:

  • Entalpia de formação: A entalpia de formação é o calor absorvido ou liberado na formação de 1 mol de uma substância qualquer, a partir de substâncias simples, no estado padrão, como entalpia igual a zero.
  • Entalpia de combustão: A entalpia de combustão pode ser entendida como a energia liberada na combustão completa de 1 mol de uma substância, no estado padrão.
  • Entalpia de neutralização: A entalpia de neutralização é a energia que é liberada durante a formação de um mol de água, a partir de 1 mol de H+ e 1 mol de OH.
  • Entalpia de mudança de estado físico: É a energia necessária para que 1 mol de uma substância, nas condições normais de temperatura e pressão, mude de estado físico. Essa entalpia pode ser de vaporização, de fusão, de liquefação ou ainda de solidificação.

Existem também cálculos envolvendo as reações químicas e as entalpias destas reações, mas esse será assunto para uma próxima postagem!

Questão do Enem

As questões envolvendo todos os tipos de entalpia são frequentes nas provas de química do Enem. Para que você compreenda uma das formas como este conteúdo pode ser cobrado no exame, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2019 do Enem (2ª aplicação). Aproveite para treinar o conteúdo ensinado nesta publicação.

“O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 0,8 g/cm³, massa molar 46 g/mol e calor de combustão aproximado de −1300 kJ/mol. Com o grande aumento da frota de veículos, tem sido incentivada a produção de carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de render até 20 km/L em rodovias, para diminuir a emissão de poluentes atmosféricos.

O valor correspondente à energia consumida para que o motorista de um carro econômico, movido a álcool, percorra 400 km na condição de máximo rendimento é mais próximo de”

a) 565 MJ.

b) 452 MJ.

c) 520 kJ.

d) 390 kJ.

e) 348 kJ.

Alternativa correta: B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!