Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?

Em nossa postagem de hoje vamos tratar sobre um assunto que todos nós já presenciamos e que nem sempre sabemos a diferença: vamos falar sobre a diferença entre raios, relâmpagos e trovões. Para isso, além de apresentarmos a diferença entre os três fenômenos, vamos apresentar também uma questão retirada o próprio Enem, para que você entenda como o assunto pode ser abordado durante o exame.

Diferença entre raio, relâmpago e trovão

Vamos entender rapidamente os três conceitos principais deste artigo, começando pelo raio.

  • Raio: Os raios são as descargas elétricas que acontecem de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para o chão, devido a uma diferença de potencial muito grande entre estes elementos. Em consequência dos raios, teremos os relâmpagos e trovões, que serão explicados a seguir.
  • Relâmpago: Nem toda a energia proveniente dos raios atinge a outra nuvem ou o solo (o que é ótimo, já que a energia liberada é altíssima e causaria muito dano ao solo). Grande parte da energia liberada em um raio é transformada em luz, que forma grandes trajetórias com muitas ramificações. Esta luz recebe o nome de relâmpago! De uma maneira simples, podemos dizer que o relâmpago é o clarão que enxergamos de um raio!
  • Trovão: Logo após o clarão escutamos o barulho de um raio! Esse barulho, que ocorre devido à rápida expansão dos gases após a passagem da corrente elétrica, recebe o nome de trovão! Assim, o trovão pode ser definido como o barulho que escutamos após o relâmpago! Você escuta o trovão após o relâmpago em função da velocidade de propagação das ondas, uma vez que a luz viaja numa velocidade maior que o som!

Questão do Enem

A diferença entre os conceitos ilustrados acima pode ser abordada de diferentes maneiras na prova do Enem. Os fenômenos podem ser utilizados para a contextualização de questões, assim como utilizar de maneira direta a sua diferença, exigindo uma explicação física sobre o assunto. É o que acontece na questão a seguir, que foi retirada do próprio Enem e aborda os fenômenos estudados na postagem de hoje. Confira!

“Durante a formação de uma tempestade, são observadas várias descargas elétricas, os raios, que podem ocorrer das nuvens para o solo (descarga descendente), do solo para as nuvens (descarga ascendente) ou entre uma nuvem e outra. Normalmente, observa-se primeiro um clarão no céu (relâmpago) e somente alguns segundos depois ouve-se o barulho (trovão) causado pela descarga elétrica. O trovão ocorre devido ao aquecimento do ar pela descarga elétrica que sofre uma expansão e se propaga em forma de onda sonora.

O fenômeno de ouvir o trovão certo tempo após a descarga elétrica ter ocorrido deve-se”

a) à velocidade de propagação do som ser diminuída por conta do aquecimento do ar.

b) à propagação da luz ocorrer através do ar e a propagação do som ocorrer através do solo.

c) à velocidade de propagação da luz ser maior do que a velocidade de propagação do som no ar.

d) ao relâmpago ser gerado pelo movimento de cargas elétricas, enquanto o som é gerado a partir da expansão do ar.

e) ao tempo da duração da descarga elétrica ser menor que o tempo gasto pelo som para percorrer a distância entre o raio e quem o observa.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!