Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2021?

No último domingo (21/11) foi realizado o primeiro dia de provas do Enem 2021. Nesta data, foram aplicadas as provas com questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da prova de redação. Com duração total de 5 horas e 30 minutos, os candidatos que deixaram o local de provas nos últimos 30 minutos puderam levar o caderno de questões para a casa, possibilitando conferir as questões com o gabarito oficial do Enem. Diante disso, uma dúvida persegue os candidatos: quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2021? A seguir, vamos apresentar esta resposta, assim como alternativas que podem ser utilizadas pelos estudantes que desejam acompanhar o seu desempenho parcial no Enem.

Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2021?

Para os candidatos que desejam acompanhar o gabarito oficial nesta semana, infelizmente isso não será possível. O gabarito oficial do Enem deve ser divulgado em até três dias úteis após o segundo dia de aplicação das provas do Enem 2021. Ou seja, o gabarito oficial do Enem 2021 será divulgado entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro (normalmente os gabaritos oficiais do Enem são disponibilizados na quarta-feira após o segundo dia de aplicação das provas, mas é possível que o gabarito seja disponibilizado antes).

Para acessar o gabarito oficial do Enem, você poderá acessar este link, onde ficarão disponíveis as provas e gabaritos do Enem 2021 e também de outros anos. No entanto, como mencionamos anteriormente, os resultados oficiais só estarão disponíveis após o segundo dia de provas.

Posso saber meu desempenho mesmo sem o gabarito oficial?

Se você deseja ter uma noção do seu desempenho no Enem antes mesmo do gabarito oficial ser divulgado, é possível acessar gabaritos extraoficiais do exame, que estão disponíveis em diversos portais da web. Estes gabaritos costumam apresentar boa precisão, e podem sanar suas dúvidas em alguns exercícios específicos do primeiro dia de provas do Enem.

No entanto, você deve avaliar se deseja mesmo saber o seu resultado do primeiro dia antes de participar da etapa final da primeira aplicação do Enem 2021. Isso porque, ao saber os resultados do seu primeiro dia, você poderá ficar animado com os resultados ou ainda ansioso para recuperar um baixo desempenho, e ambos os casos podem prejudicar a sua concentração e desempenho no segundo dia. Desta forma, se você se considera ansioso e possui o caderno de questões em mãos, deixe para corrigi-los com o gabarito oficial!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações em relação ao gabarito oficial do Enem 2021. Para os candidatos que possuem o caderno de questões e desejam contabilizar os acertos, o gabarito oficial do Enem será disponibilizado apenas após o segundo dia de provas, em até três dias úteis. Sendo assim, é recomendado que você espere para conferir os seus acertos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/