Que Horas Começa o Enem 2015 no Meu Estado?

Um certo fenômeno se tornou comum a todo ano nos dias de prova do Enem: os famosos casos dos atrasados. Jornalistas já ficam nas entradas dos locais de prova esperando conseguir uma entrevista com um choroso estudante que perdeu a hora. A situação já se tornou até trote de vestibular: um ingressante da USP, no ano anterior, teve como trote universitário fingir ser um vestibulando que perdeu a hora do Enem. Além das graças, também tem muita situação de tristeza. Já houve casos de acidentes e mortes com pessoas correndo para chegar antes que os portões se fechassem. Um aluno dedicado que estudou muito o ano inteiro merece muito mais do que aparecer na entrevista dos atrasados, certo? Então vamos falar sobre o horário de prova do Enem 2015!

Em 2015, o horário de início da prova foi alterado para 13:30h no horário de Brasília. Mas atenção: os portões vão continuar fechando às 13 horas! Essa meia hora a mais foi exatamente esquematizada pela equipe do MEC para organizar os alunos nas salas e carteiras corretas, conferir documento de identificação e melhorar a segurança e fiscalização. Portanto, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas no horário oficial de Brasília.

Agora, nem todos os estados do Brasil seguem o horário oficial de Brasília. Alguns estados possuem fusos horários diferentes. Além disso, neste último domingo, alguns estados também entraram no horário de verão. Para não se confundir, confira abaixo qual é o horário de cada estado que coincide com 13 horas do horário de Brasília, ou seja, em cada estado, em qual horário os portões dos locais de prova vão se fechar.

Mapa com fusos-horários do Enem. Reprodução: G1
Mapa com fusos-horários do Enem. Reprodução: G1

Legenda: Estado em azul tem -3 horas em relação ao horário de Brasília; Estados em verde escuro têm -2 horas em relação ao horário de Brasília; Estados em verde claro têm -1 hora em relação ao horário de Brasília; Estados em amarelo têm 0 horas em relação ao horário de Brasília. Todas as informações já consideram o horário de verão.

Resumindo, o horário que fecharão os portões nos dias 24 e 25 de outubro de 2015 para as provas do Enem, em cada estado brasileiro são:

 

13h Locais (Amarelo no mapa):

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, e Distrito Federal.

 

12h Locais (Verde Claro no mapa):

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

11h Locais (Verde Escuro no mapa):

Amazonas, Roraima e Rondônia.

 

10h Local (Azul no mapa):

Acre.

Os portões se abrem uma hora antes do horário de fechamento e é recomendável chegar com antecedência. Agora com acesso a essas informações, programe-se para ter uma prova tranquila e sem sustos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.