Radioactive, Marie Curie e o ENEM

O filme “Radioactive” foi lançado em 2019 e se baseia no livro “Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout” (da autora Lauren Redniss). O longa conta a história de Marie Curie, cientista polonesa que até hoje representa um grande símbolo para as mulheres nas chamadas STEM (áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Hoje vamos falar um pouquinho da história de Marie, do filme feito em sua memória, e de como esse conteúdo pode ser aplicado no ENEM e em outros vestibulares!

Marie Curie

Marie Skłodowska-Curie nasceu em 1867 na Polônia dominada pelo Império Russo. Ela nasceu em uma família de professores, sendo seus pais os renomados Bronisława e Władysław Skłodowski. A família de Marie tinha grande envolvimento com a causa nacionalista na Polônia, que lutava contra a dominação russa; esse envolvimento fez com que perdessem suas propriedades e empobrecessem.

Marie conseguiu terminar seus estudos básicos com muito esforço, e como o ingresso de mulheres no ensino superior era proibido, ela e sua irmã Bronia tiveram que estudar em uma universidade polonesa clandestina que aceitava mulheres entre seus alunos.

Em 1891 Marie foi para a França. Viveu algum tempo com seu cunhado e com sua irmã, que moravam no país; um tempo depois, começou a viver sozinha em um sótão pouco estruturado e com poucos recursos básicos – mesmo a alimentação de Marie era extremamente escassa. Nesse momento, ela estudava física, química e matemática na Universidade de Paris.

Depois de algum tempo ela começou a estudar na Universidade Sorbonne, e lá conheceu um renomado pesquisador, Pierre Curie, que acabou se tornando seu marido e grande amor depois de um tempo. O pesquisador Henri Becquerel havia descoberto um brilho vindo do urânio, o que acabou despertando a atenção dos Curie. A investigação dos dois deu origem ao termo “radioatividade” (cunhado por Marie), e com seus experimentos os dois acabaram descobriram dois novos elementos: o polônio e o rádio.

O tema da radioatividade ainda causa muitos equívocos até hoje. Alguns fatos que podem ser mencionados sobre essa questão, são:

  • Um material não se torna necessariamente radioativo por ter sido irradiado;
  • Fungos podem sobreviver à radiação;
  • A soja se tornou muito adaptável a radiação, diferentemente de outras plantas;

Juntos, ganharam o Prêmio Nobel de Física em 1903 (precisaram brigar muito para que Marie fosse incluída na nomeação, que se restringiu a Pierre). Um tempo depois, em 1911, Marie ganhou o Prêmio Nobel de Química por suas descobertas.

Radioactive, o filme de Marie Curie

O filme, já citado anteriormente, tem como protagonista Rosamund Pike interpretando Marie. Outros nomes importantes são Sam Riley (Pierre Curie) e Anya Taylor-Joy (Irene Curie). O longa ilustra a vida dos Curie de um jeito mais próximo, mostrando os laços de Marie com suas filhas e com o marido, a xenofobia e machismo que acompanharam Marie após a morte de Pierre, bem como sua atuação durante a Primeira Guerra Mundial.

(Enem 2012) A falta de conhecimento em relação ao que vem a ser um material radioativo e quais os efeitos, consequências e usos da irradiação pode gerar o medo e a tomada de decisões equivocadas, como a apresentada no exemplo a seguir.

“Uma companhia aérea negou-se a transportar material médico por este portar um certificado de esterilização por irradiação.”

Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 (adaptado).

A decisão tomada pela companhia é equivocada, pois:

A) o material é incapaz de acumular radiação, não se tornando radioativo por ter sido irradiado.

B) a utilização de uma embalagem é suficiente para bloquear a radiação emitida pelo material.

C) a contaminação radioativa do material não se prolifera da mesma forma que as infecções por microrganismos

D) o material irradiado emite radiação de intensidade abaixo daquela que ofereceria risco à saúde.

E) o intervalo de tempo após a esterilização é suficiente para que o material não emita mais radiação.

ALTERNATIVA CORRETA: A

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Raphaele Godinho
Raphaele Godinho

Raphaele Godinho: Estudante de Relações Internacionais, coordenação do movimento Resgatando e Valorizando a Mulher, Three Dot Dash Global Teen Leader 2020 by We Are a Family Foundation.