Reabertura das inscrições e pedidos de isenção para o Enem 2021

Se você perdeu o prazo para inscrição e isenção de taxa de matrícula no Enem 2021, saiba que terá mais uma chance! Isso porque, na última sexta-feira (03/09), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a decisão para reabrir o prazo de inscrições e pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Com base nisso, apresentaremos a seguir as principais informações sobre esta decisão, destacando como a decisão pode afetar o andamento das provas do Enem 2021.

Entenda a notícia

Como adiantamos no início desta publicação, a decisão foi tomada na última sexta-feira (03/09), pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão, aprovada por unanimidade, define a reabertura do período de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021. De acordo com os editais anteriores do Enem, candidatos ausentes na prova anterior (neste caso, o Enem 2020) que não justificaram a ausência ficariam impedidos de solicitar a isenção no ano seguinte. No entanto, levando em consideração o contexto em que a prova do Enem 2020 foi aplicada, o STF entendeu que a decisão correta seria conceder a isenção memo para os alunos faltantes. Embora a decisão esteja relacionada com a isenção da taxa de matrícula, também seria necessária a reabertura das inscrições para o Enem 2021, pelo menos para os casos detalhados acima.

Em relação à decisão do STF, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que irá cumprir a decisão e reabrir os pedidos. Em nota, o Inep declarou que:

A respeito da sessão virtual extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada em 2 e 3 de setembro, para analisar medida cautelar referente à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que tomará todas as medidas necessárias para cumprir a decisão”.

Com a reabertura, é esperado que o número de participantes do Enem 2021 aumente, uma vez que o total de inscritos até o momento é o menor número desde o ano de 2005.

Reabertura das inscrições pode afetar as datas de aplicação do Enem?

Você já deve saber que as datas de aplicação das provas impressas e digitais do Enem estão previstas para os dias 21 e 28 de novembro, ou seja, daqui a pouco mais de 2 meses. No entanto, com a decisão de reabertura dos pedidos de isenção e também das matrículas para o Enem 2021, é necessário que o Inep trabalhe de forma rápida e eficiente para que não tenhamos alterações na data de aplicação destas provas. Ainda é cedo para afirmarmos algo do tipo, mas ficaremos de olho nas principais informações sobre o assunto. Vale destacar também que ainda não foram definidas datas para esta reabertura dos pedidos e das matrículas. Assim que abertas, traremos aqui, no InfoEnem, as principais informações sobre o processo!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!