Eu gosto muito da voz da Elza Soares e, ao ouvir uma versão da música Língua, do Caetano Veloso, pensei no quanto essa canção é rica em assuntos para aulas. Vamos conhecer a letra:
Gosto de sentir a minha língua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódia
E um profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões (…)
https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/lingua.html
De todo esse universo linguístico mencionado por Caetano, escolhi um item: prosódia, que, de acordo com o dicionário Houaiss, é a “1. parte da gramática tradicional que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação [Ger. está relacionada com os estudos de metrificação.]; 1.1 a própria acentuação das palavras; ortoépia; 1.2 (p.ext.) boa pronúncia; ortoépia”.
Minha escolha se deu também por causa das coberturas jornalísticas das Olimpíadas e das Paralimpíadas, nas quais foram vistos muitos atletas se esforçando para ultrapassar limites. Quando eram bem-sucedidos nessa tarefa hercúlea, os repórteres noticiavam que esses heroicos atletas tinham conseguido bater os REcordes mundiais.
Ora, acontece que a pronúncia dessa palavra, de acordo com a norma culta não tem a sílaba tônica recaindo na proparoxítona. Se assim fosse, o termo deveria ser obrigatoriamente acentuado e não é! Dessa forma, a pronúncia adequada é reCORde, como paroxítona.
O mesmo tipo de problema ocorre com uma lista grande com diversas palavras, da qual selecionei algumas como exemplo. Observe a lista, sem esquecer da regra de tonicidade: são oxítonas as palavras que têm a última sílaba tônica; paroxítonas, a penúltima e proparoxítonas, a antepenúltima e só as últimas têm acento sempre (as oxítonas e paroxítonas podem ou não ter acento, de acordo com as terminações e as regras específicas de acentuação):
- São oxítonas:
Condor, ureter, cateter, mister (não é inglês!!!, confira o significado no dicionário e amplie seu vocabulário!), Nobel, ruim - São paroxítonas:
Austero, ciclope, gratuito, caracteres, filantropo, avaro, pudico, rubrica - São proparoxítonas:
Lêvedo, alcíone (a cantora que desculpe a Gramática…), munícipe
Há também palavras que admitem as duas pronúncias na língua culta. Observe os exemplos a seguir, nos quais a primeira pronúncia dada é a mais utilizada no Português do Brasil.
acrobata – acróbata
xerox – xérox
projétil – projetil
Existem algumas situações em que as duas formas são possíveis, porém com significados diferentes. É o que ocorre aqui:
Fluido – substantivo, substância que é capaz de fluir, escorrer.
Ex: Os fluidos corporais são líquidos originários dos corpos de pessoas vivas.
Fluído – particípio do verbo fluir
Ex: O chorume que tinha fluído do lixão contaminou o córrego.
Pronuncia – verbo pronunciar na 3ª pessoa do presente do indicativo
Ex: Ele pronuncia com exatidão as palavras.
Pronúncia – substantivo
Ex: A pronúncia correta das palavras é o assunte do presente texto.
É isso! Até a próxima semana!
Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!