Redação do Enem 2014: O que Fazer na Reta Final?

Nos dias 8 e 9 de novembro acontecerá a 17ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ansiedade dos candidatos em relação aos estudos e em relação aos dias de aplicação propriamente ditos tende a aumentar com a proximidade da data do exame.

É o momento de colocar em ordem, definitivamente, os conteúdos de todas as disciplinas e de começar a última etapa de preparação: a revisão. Nesta fase, a preocupação deve estar voltada aos tópicos que, ao longo de todo este ano, foram os mais difíceis ou aqueles que foram deixados de lado, já que sabemos que muitos candidatos esforçam-se mais em determinadas matérias, sejam aquelas com as quais têm empatia e facilidade, sejam aquelas com as quais têm mais dificuldades.

Ao longo dos estudos, é de fundamental importância que você tenha organizado os conteúdos, tópicos e temas de propostas de redação de modo a planejar a sua revisão; é essencial ter anotado aquilo que deseja rever para que este momento seja o mais bem planejado e executado possível, já que o tempo é curto nesta época do ano, com a proximidade dos vestibulares e do Enem.

Em relação à redação, especificamente, uma pesquisa pelo nosso portal em busca das nossas sugestões de temas para a proposta de produção escrita do Enem é muito válida, pois pode haver algum tema com o qual você ainda não tenha muita familiaridade e, consequentemente, uma opinião formada, além dos argumentos. Manter-se atualizado e atualizar-se acerca de determinados temas é essencial.

Reveja também as cinco competências avaliadas pelos corretores do Enem a fim de guardar com mais precisão estas informações. O esperado é que, ao longo do ano, você tenha escrito as redações do estilo Enem já pensando nestas cinco competências, já que todos os candidatos serão avaliados segundo estes critérios. Não deixe de reler nossas publicações sobre cada uma delas.

É importante não deixar de escrever, no mínimo, uma redação por semana atentando-se para os aspectos que você ainda não domina em relação a dissertação-argumentativa, o tipo textual exigido no Enem. Releia as propostas de redação escritas por você e as correções de seu professor e analise o seu percurso como autor e reflita sobre o que deve ser revisado.

A fim de se acostumar com o estilo de proposta de redação do Enem para não ser pego de surpresa no dia 9 de novembro, a revisão é a etapa ideal para você (re)fazer as propostas de redação dos Enems anteriores. Obviamente é preciso correr para fazer todas, mas escrever as mais recentes, planejando sua rotina, ajudará e muito na preparação para a prova. Além disso, nossos textos acerca destas propostas anteriores podem auxiliá-lo nesta tarefa.

Ainda pensando na escrita de redações, a revisão é o momento no qual podemos intensificar os simulados, isto é, a realização das provas (na escola e/ou em casa) simulando o dia de aplicação, ou seja, controlando o tempo. Nesta simulação você pode ver como se comporta e controla o tempo, o nervosismo e a ansiedade no dia do exame para que, caso algo precise ser feito, haja tempo para isso.

Esperamos que estas dicas sejam de grande valia nesta reta final de estudos!

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.