Redação do Enem: Novidade na Seleção dos Corretores

Os 16 mil professores de Língua Portuguesa que puderam se candidatar à correção da redação do Enem já estão em fase de preparação e de seleção, segundo matéria publicada no jornal O Globo do dia 04 de setembro e o processo seletivo terá uma nova etapa neste ano.

Neste exato momento, os candidatos estão participando de um curso de capacitação a distância com duração de 120 horas no total que acabará no fim deste mês. Após este curso, os professores terão de fazer uma prova presencial com cem questões de múltipla escolha e uma discursiva sobre os critérios de correção da proposta de redação do Enem. Esta etapa é uma novidade, já que nos anos anteriores ela não existia.

Apenas quem atingir, no mínimo, 50 pontos nas questões objetivas e 5 na questão discursiva estará aprovado e poderá seguir no processo seletivo que ainda contará com uma capacitação presencial de 16 horas no início de novembro, logo após a aplicação do Enem 2015. Este novo curso será baseado nas redações da última edição no exame, as quais os candidatos terão de corrigir e quem for classificado nesta etapa finalmente estará aprovado.

Esta nova etapa torna o processo seletivo mais completo, já que visa avaliar se os professores estão afinados em relação aos critérios de correção e, na última etapa, se estão sabendo aplicá-los de maneira adequada e justa, já que a mesma correção, com o mesmo nível de exigência e rigor, deve ser realizada do primeiro ao último dia de trabalho.

Obviamente que a correção de redação, de qualquer exame, vestibular e concurso, é passível de erros, já que os corretores são seres humanos e vários fatores estão em tensão, mas o papel da banca preparadora é minimizar esse conflito o máximo possível a fim de obter uma correção confiável.

Esta mudança no processo seletivo é um indicativo de que os responsáveis pelo Enem estão em busca de aperfeiçoar e melhorar a qualidade da correção da redação, já que, segundo O Globo, em 2014, muitos corretores foram desligados do Enem por inúmeros problemas.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.