Redação do ENEM: vocês perguntam, nós respondemos.

Mais dúvidas e questionamentos, sobre os mais variados aspectos da redação do ENEM, chegaram até nós e, hoje, responderemos sobre tipos de letra e uso da coletânea de textos motivadores.

A questão da letra foi o tema de uma dúvida de um(a) leitor(a), que perguntou se a redação do ENEM pode ser escrita com letra de forma. Qualquer redação, de qualquer prova, vestibular ou concurso pode ser escrita com letra de forma, bastão, cursiva, de mão etc, desde que seja uma letra legível. Ninguém pode obrigar um candidato a escrever com um determinado tipo de letra, mas esta letra, este texto deve ser legível para que o corretor o corrija sem problemas, já que uma redação ilegível total ou parcialmente prejudica a leitura de qualquer pessoa e o corretor precisa ler de modo fluído para corrigir da melhor maneira possível.

Em uma banca corretora de um vestibular ou de um exame como o ENEM, os corretores corrigem centenas de redações por dia e devem fazê-lo com o máximo rigor e com a mesma aplicação em todos os textos para haver justiça, mas o processo precisa andar e, por isso, não há tempo de tentar decifrar o que o candidato escreveu, por isso uma letra legível, seja de forma ou cursiva, é fundamental.

Nas salas de aplicação das provas do ENEM, o candidato não pode entrar com lápis ou lapiseira, mas em outras provas, eles são permitidos e há textos que, claramente, foram escritos primeiro a lápis ou à lapiseira e depois a caneta foi passada por cima, sem apagar com a borracha o grafite que ficou por baixo e isso deixa o texto com um aspecto ruim, que dificulta a leitura por parte do corretor. Então, quem gosta de fazer deste modo, reserve um tempinho para apagar o grafite que ficou por baixo da tinta da caneta.

Outro ponto interessante, que ninguém perguntou, mas tem a ver com isso é a obediência às margens da folha. Muitos candidatos não obedecem as margens da folha de redação, ou seja, não aproveitam ao máximo o espaço dado, escrevendo textos não justificados, o que dá uma má impressão estética. Aproveitem ao máximo as margens da folha da prova, escrevam até o fim da margem, reservando espaço apenas para os parágrafos à esquerda, já que o número de linhas é limitado e qualquer espaço é essencial.

O uso da coletânea de textos motivadores também foi uma dúvida que chegou até nós, mais especificamente, se é permitido utilizar, com outras palavras, os dados e as estatísticas apresentadas pela banca elaboradora.

Este é, realmente, um ponto de dúvida, pois o Guia do Participante, publicado neste ano, deixa claro que cópias da coletânea serão desconsideradas, mas muitas vezes queremos usar algum dado, número ou exemplo contido nela e o melhor modo de fazermos isso é escrevendo-os com as nossas palavras, ou seja, parafraseando a coletânea. Por meio da paráfrase, isto é, escrevendo com outras palavras, mas dando o mesmo sentido, pode-se usar dados e estatísticas da coletânea de textos motivadores, já que não trata-se de cópia e sim de paráfrase, uma nova apresentação, que é mais interessante e mais difícil de fazer do que meramente copiar.

Talvez este seja o objetivo deste regra da redação do ENEM: ao proibir a cópia, que realmente é algo raso, ele “obriga” o candidato a utilizar a coletânea de outro modo, um modo mais complexo, por meio da paráfrase.

Na próxima semana, responderemos dúvidas sobre possíveis abordagens do tema da redação do ENEM 2013 “Efeitos da Implantação Lei Seca no Brasil”. Continuem nos mandando mensagens, com sugestões, inclusive, de textos. A participação de vocês é importante para nós!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.