Redação Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Logo após o início das provas neste domingo, o Ministério da Educação publicou nota com o tema da redação: “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Além disso, adiantou que a coletânea da proposta traz três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Alguns aspectos que podem ser refletidos pelos estudantes perante esse tema são:

1. Ambiental

Para provocar o desejo de aquisição às crianças, muitos produtos exageram nas embalagens, o que causa uma maior geração de lixo, prejudicial ao meio ambiente.

2. Formação crítica da criança

Muitas crianças passam muito tempo de seus dias em frente a televisão, sendo “bombardeadas” por propagandas comerciais apelativas. Como a criança ainda está em processo de formação crítica, são consumidoras mais influenciáveis.

3. Econômica

Muitas crianças influenciam decisavamente na compra dos pais, fazendo pedidos e declarando preferências por um produto ou outro. Isso faz com que os pais gastem mais, podendo levar a um endividamento da família.

4. Marketing enganoso

Muitas empresas utilizam propagandas enganosas ou confusas quando oferecem um produto a um preço maior declarando ter um brinde grátis. Brindes, jogos, produtos associados a personagens famosos, etc são as influências mais decisivas da publicidade infantil.

5. Psicológico

Muitas crianças pertencentes às famílias de classe econômica inferior sofrem ao serem expostas a essa publicidade infantil mas não tendo oportunidade de acesso aos produtos. Inclusive, nas escolas, o bullying pode surgir de conflitos entre crianças que possuem ou não determinada coisa.

6. Social

Um fato ainda mais agravante e extremo é a tendência à criminalidade juvenil, quando adolescentes buscam, através da violência, aquilo que lhes foi negado na infância.

Esses são possíveis direcionamentos do tema. Continue nos acompanhando pois, na próxima quinta-feira, certamente nossa colunista de redação, a professora Camila Dalla Pozza Pereira, fará uma análise mais detalhada sobre a escolha do tema da redação do Enem 2014 feita pelo Inep.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.